Geral Litoral Norte

Ilha: Corrida de Canoa Caiçara será atração neste domingo no Engenho D’ Água

Tamoios News

A Corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo”, será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, no próximo domingo (26), com largada às 10h, na Praia do Engenho D’Água, e chegada na Praia de Santa Tereza, na região Norte.

Uma das mais tradicionais competições da cidade, a Corrida de Canoa Caiçara homenageia o pescador da Praia de Santa Tereza, Américo Rafael de Souza. Seu Américo, como é conhecido, foi um grande incentivador das tradições locais e, em sua homenagem, a prova recebeu seu nome.

Como de tradição, na categoria Masculina, a prova contará com canoas típica e canoa de regata com 1, 2 e 3 remos, a denominada “Prova de Percurso”. Já na categoria Feminina, a disputa será com a canoa típica de dois remos no estilo “Prova de Balizamento”. Os pequenos canoístas farão a regata de participação.

Para participar é fácil e gratuito, basta chegar, com no mínimo uma hora de antecedência, no local de largada para se inscrever.

Agenda

A Sociedade Amigos de Barra do Una (SABU), com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, realiza no dia 2 de Junho, a partir das 10h, a 27ª Regata de Canoas de Barra do Una, na Costa Sul.

A regata foi resgatada no ano passado após 15 anos sem ser realizada –acontecerá na entrada principal da praia, a da igreja Nossa Senhora do Carmo e Bom Jesus.

Os interessados em participar podem se inscrever na sede da SABU, na quadra de esportes do bairro (Avenida Bom Jesus), no dia do evento pessoalmente, ou entrar em contato através do e-mail: regatacanoasabu.una@uol.com.br solicitando o envio do formulário.

Além da canoa tradicional caiçara (1, 2 e 3 remos), haverá também as modalidades caiaque, stand-up, natação e Lobo do Mar (1, 2 e 3 remos para maiores de 50 anos).

Podem participar atletas a partir dos 15 anos de idade. Menores devem levar autorização dos pais ou responsável registrada em cartório. Basta levar um quilo de alimento na perecível (exceto sal e açúcar).

“Nossa intenção é resgatar essa tradição caiçara”, contou o organizador do evento, Lucio Costa Bitencourt.

Serão servidos café da manhã e almoço caiçara aos remadores e familiares. Também será oferecido um lanche da tarde. A premiação será em dinheiro, troféus e medalhas.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.