Geral Ilhabela

Maya Gabeira, recordista mundial de ondas gigantes, disputa a Semana Internacional de Vela em Ilhabela

Tamoios News

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela conta com vários estreantes nesta edição 2019. Uma delas é a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira, integrante do BMW Motorrad.

A atleta aprovou competir pela primeira vez nas águas de Ilhabela (SP).”Foi ótima a minha primeira experiência, bom para afinar a tripulação. Amanhã tem mais”, contou Maya Gabeira. A experiente surfista de ondas gigantes também gosta de velejar. Abaixo uma foto dela, obtida em seu arquivo pessoal, velejando:

Maya, filha do jornalista Fernando Gabeira e da estilista Yamê Reis, é uma surfista especialista em “big rider”. Foi vencedora do Billabong Global Big Wave Awards, na categoria melhor performance feminina por cinco vezes

Em janeiro de 2018, Maya novamente tentou bater o recorde de maior onda surfada no mar de Nazaré, em Portugal. Desta vez obteve grande êxito ao surfar uma onda de 20,7 metros e entrou para o livro dos recordes, como a primeira mulher a surfar uma onda ilimitada.

Para Marcos Sérgio Bechtold, outro estreante na Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o primeiro dia de disputas surpreendeu. O catarinense integra o Itajaí Sailing Team. “Foi um dia excelente. Havia uma previsão de vento bem ruim, mas no final entrou um vento maravilhoso, com um desfile de balões na raia. Cruzamos na frente, mas ainda não sabemos o resultado”.

Desfile de barcos

O tradicional desfile de barcos abriu na manhã de domingo (14) a 46ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Centenas de pessoas, entre turistas e moradores do arquipélago turístico, se concentraram no Race Village, montado no Centro Histórico da Vila, para assistir às 120 embarcações de diversos tamanhos desfilarem no canal de São Sebastião.

Na sequência, foi dada a largada (com atraso de uma hora) para a primeira prova de 2019, que seria a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com 55 milhas. Porém a falta de vento obrigou a Comissão de Regatas a encurtar o percurso e adiar a regata longa até Alcatrazes para outro dia da semana. Completaram a programação esportiva do evento, as largadas da Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste, e da Regata Renato Frankenthal HPE 25.

Cerimônia de abertura

A Semana de Vela de Ilhabela teve a cerimônia de abertura na noite deste sábado (13) no Race Village, com apresentação da Banda do 8º Distrito Naval da Marinha. Logo em seguida, autoridades subiram ao palco e inauguraram a 46ª edição do evento. Participaram da solenidade: Mauro Dottori (diretor de vela do Yacth Club Ilhabela), Bianca Colepicolo (secretária de Turismo de Ilhabela), Vice-Almirante Cláudio Henrique Melo de Almeida (8º Distrito Naval), Ricardo Salles (Ministro do Meio Ambiente), Gracinha Ferreira (Prefeita de Ilhabela), José Luiz Gandini (Comodoro do Yacht Club Ilhabela), Julio Cardoso (diretor de Meio Ambiente) e Beto de Mazinho (secretário de Esportes de Ilhabela).