Geral

Navio com pesquisadores brasileiros e estrangeiros faz parada técnica em São Sebastião

Tamoios News
Fotos: Ivanio de Abreu

Embarcação auxiliou na busca da caixa preta do voo 447, da Air France, que desapareceu quando fazia a rota do Rio de Janeiro a Paris

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

O navio Alucia, utilizado para uma expedição de pesquisadores americanos e brasileiros, está ancorado no Porto de São Sebastião para uma parada técnica após sair da cidade de Itajaí, no sul do país.  A embarcação com 56 metros de comprimento avistou a caixa preta do Airbus do voo 447, da Air France, que caiu no oceano atlântico em 2009, com 228 pessoas a bordo.

A convite da empresa Argo – Agenciamento Marítimo, a equipe do Tamoios News visitou o navio e foi recebida pela Brazil Yatcht Services, responsável pela operação da embarcação em águas brasileiras.

Com sala de controle moderna e ampla estrutura para dar suporte à tripulação, o Alucia possui dois submarinos – o Triton 3300/3 e o Deep Rover 2, ambos com uma profundidade máxima de 1000 metros. Um deles chega a ter oito horas de autonomia. Dispõe ainda de equipamentos de mergulho, heliponto e barcos de apoio.

Ao Tamoios News, o capitão Peter Fielding contou que é a primeira vez que o navio estava em São Sebastião e, um dos locais visitados antes da chegada ao porto, foi o Arquipélago de Alcatrazes. No local foram coletadas imagens do Refúgio de Vida Silvestre.

Sobre as pesquisas efetuadas durante a expedição, o capitão relatou que houve um experimento em que consistia em deixar ossos de baleia submersos durante aproximadamente um ano. Com isso, os pesquisadores coletaram e analisaram organismos presentes no material. Os resultados ajudarão a entender ainda mais o ecossistema.

Neste sábado (6) pela manhã, o Alucia parte rumo a Fernando de Noronha e, depois, para a Amazônia. A embarcação produz filmes e trabalho intenso de divulgação das atividades frequentemente nas redes sociais. Possui, ainda, as mais recentes tecnologias na chamada mídia náutica por meio da Alucia Productions, com página no Facebook para acompanhamento da expedição.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.