Geral Litoral Norte

O número de baleias de passagem pelo Litoral Norte já é três vezes maior que o registrado em 2018

Tamoios News

Mais de 200 baleias já foram avistadas no Litoral Norte. A temporada está em seu início e muito mais baleias devem aparecer na região. Turistas estão programando fins de semana nas cidades de Ilhabela e São Sebastião para poderem ver de perto a passagem dos animais por aqui. O Projeto Baleia à Vista se mobiliza para que todos respeitem as normas de segurança na avistagem das baleias

Baleias oferecem um espetáculo maravilhoso

Por Salim Burihan

O Projeto Baleia à Vista já registrou até ontem, dia (25), a passagem de 246 baleias pelo Litoral Norte. Esse número de baleias é o triplo do registrado no ano passado, quando 83 baleias foram catalogadas de passagem pela região.

Por enquanto, a maioria da espécie é de baleias Jubartes. No ano passado, conforme registros do Projeto Baleia à Vista, foram 83 baleias, sendo registradas a presença de quatro espécies de baleias: Jubarte(42), Bryde(19), Orca(16) e Franca(6).

A primeira baleia Jubarte apareceu em abril, foi fotografada e filmada no domingo, dia 23, por Mauro Lacerda Salgado, na Ponta da Pirassununga, no sul da baia de Castelhanos, em Ilhabela.

A partir daí, começaram a surgir cada vez mais. No último dia 17, uma baleia Jubarte deu um belo show na costa de São Sebastião, o vídeo foi postado nas redes sociais pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto: Confira:

 

 

No último fim de semana foram avistadas cerca de 50 baleias. Os animais se transformaram em atração turística. Dezenas de turistas e moradores correram as praias, principalmente, em Ilhabela e São Sebastião para registrar no celular a passagem delas pela região.

As baleias passam pelo Litoral Norte vindo da Antártica em direção a Abrolhos, no sul da Bahia, onde se reproduzem. Elas passam pela região entre junho e setembro.

Causas

Segundo Cardoso, existem várias hipóteses sobre o aumento do número de baleias em passagem pelo Litoral Norte. Cardoso acredita que a população de baleias jubarte aumentou depois do final da caça há 30 anos e nestes casos em qualquer espécie os indivíduos mais jovens buscam novos territórios e as baleias que estão passando por aqui em sua maioria são jovens.

Outra hipótese, segundo ele, é que as jubartes até 3 anos atrás faziam uma rota migratória mais distante da costa e esta mudança de chegar mais perto tem a ver com essa busca de novos territórios, mas também parece que elas buscam aguas mais protegidas para descansar um pouco e buscar alimento.

” O fato e’ que muitas estão mudando sua rota migratória e encostando em áreas novas onde talvez frequentassem há séculos atrás e estão reocupando seus territórios”, comentou Cardoso, que na semana passada, foi um dos palestrantes de um simpósio internacional sobre baleias e avistagem em Vitória(ES).

Segurança

O monitoramento das baleias é feito pelo Projeto Baleia à Vista e Viva Baleias. As entidades filmam, fotografam e cadastram as baleias para acompanhar a vida delas. Como aumentou muito o número desses animais de passagem por aqui, o coordenador do Projeto Baleia à Vista, Júlio Cardoso, decidiu adotar alguns procedimentos de segurança.

Cardoso recomendou ao Iate Clube de Ilhabela, que oriente os proprietários de embarcações, sobre os procedimentos adequados para a observação dos animais, para maior segurança deles e dos observadores. As normas estão detalhadas no final desta reportagem.

Ele também orientou a Dersa que a travessia de balsa seja interrompida quando as baleias estiverem de passagem pelo Canal de São Sebastião. A Dersa está adotando as recomendações.

Dersa irá interromper travessia se tiver baleias passando pelo canal entre São Sebastião e Ilhabela

As baleias utilizam dois caminhos para cruzarem o Litoral Norte. Pela costa, passando pelo canal que separa São Sebastião de Ilhabela e, por águas mais profundas, passando por trás de Ilhabela.

Normas

Embarcações devem ficar a 100 metros dos animais e com motor desligado

Júlio Cardoso divulgou as medidas de segurança para avistagem segura das baleias que passam pela região. As normas ou regras de observação são simples e devem ser seguidas pelos proprietários de embarcações. Elas garantem a segurança dos observadores e, principalmente, das baleias. Confira: