Geral Ilhabela

Pesquisa: 89% dos turistas aprovam programações do Race Village no mês de julho em Ilhabela

Tamoios News

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela fez uma pesquisa para saber a avaliação dos turistas e moradores sobre os eventos realizados no Race Village no mês de julho.

A pesquisa, feita por amostragem, ouviu 662 pessoas que estiveram no Race Village. Segundo a pesquisa, 89% aprovaram os shows, palestras, oficinas e as demais atividades do Race Village. Destes, 40% consideraram as ações ótimas e 49% classificaram como boas.

Segundo a prefeitura, em 2019, o Race Village recebeu 80 mil visitantes em 23 dias de atividades. Esse número representa que 90% dos turistas que visitaram Ilhabela em julho passaram pelo espaço montado no Centro Histórico da Vila.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo e da Associação Comercial, Ilhabela recebeu cerca de 90 mil visitantes nos 31 dias de julho.

Para a prefeitura o alto índice de visitantes é reflexo do grande envolvimento da comunidade e dos turistas com o novo espaço e também do aumento do número de atividades.

Em 2019, o espaço de convivência recebeu 100 eventos. No ano anterior, foram 40 atrações. O número de shows este ano foi 75% maior que os promovidos no ano passado. Em 2019 foram 32 apresentações, em 2018, 18 shows.

Os shows receberam grande público todas as noites, mesclando artistas locais com nomes consagrados, como a banda Ira! As palestras abordaram temos ligados a ecologia e sustentabilidade, com destaque para o avistamento de baleias, um dos mais recentes sucessos do turismo de Ilhabela.

O Race Village ainda contou com seis sessões diárias de cinema, atividades infantis – como teatro e contação de histórias – entre outras atividades paralelas ao calendário esportivo, que contou com as tradicionais Semana de Monotipos e Semana Internacional de Vela.
Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, ficou satisfeita com o resultado, mas avisa que é apenas o começo.

 

Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela

 

“Até hoje, os números eram estimados. Estamos trabalhando para implantar uma ação de inteligência no turismo. Com a observação dos dados, poderemos contar com um planejamento estratégico e desenvolver cada vez mais o turismo em terra e no mar. Os números do Race Village são apenas um aspecto de um estudo muito maior e que será divulgado posteriormente. Sobre o número de visitantes do município, julho aproximou-se dos meses do verão”, avaliou.

Defensora do chamado Turismo Regenerativo (conceito de que usa turismo para restaurar as características geográficas e culturais do local), a secretária elenca alguns pontos importantes para o sucesso do Race Village.

“Procuramos impactar o mínimo possível na paisagem do Centro Histórico e no jeito de as pessoas conviverem no espaço próximo ao Píer da Vila. A montagem permitiu que o público transitasse com mais liberdade pelos estandes. Também buscamos racionalizar custos. Ações como corte da queima de fogos, foco em palestras locais, entre outras, permitiram oferecer maior variedade de eventos, mantendo a qualidade, e com uma economia na casa de R$ 2 milhões”, detalhou.

O volume de palestras também subiu. Passou de 11 para 13, 20% a mais. Além disso, foram programadas mais 34 outras atividades, como peças de teatro infantil, oficinas e sessões de cinema.