Litoral Norte Polícia

Justiça mantém preso guarda municipal de São Sebastião que feriu três jovens em Caraguá

Tamoios News

A Justiça decidiu manter preso, provisoriamente, o guarda civil municipal de São Sebastião, “P”, de 39 anos, que foi detido por tentativa de homicídio, nas madrugada de sexta(15), em Caraguá.

A decisão da justiça foi tomada no final da tarde de sexta durante audiência de custódia ocorrida no Fórum de Caraguá. “P” deverá ser removido para um presídio especial na cidade de Tremembé, por ser uma guarda municipal.

Segundo informações, a transferência será feita até que se encontre uma vaga no presídio do Vale do Paraíba. Por enquanto o guarda municipal de São Sebastião permanecerá preso na delegacia de Caraguá.

Segundo o secretário de Segurança Pública de São Sebastião, Emerson Elias, a corregedoria da GCM deverá instaurar um inquérito para apurar o caso.

Segundo informou a prefeitura, o guarda tinha autorização para levar a arma da corporação para casa. Foi com a arma da GCM que ele atirou contra três jovens em Caraguá. “P” estava de folga e estava em seu apartamento. Ele atirou nos jovens da saca da prédio onde mora, que fica na Praia das Palmeiras, região sul de Caraguá.

A prefeitura informou ainda que caso a apuração da corregedoria confirme que ele agiu indevidamente, será aberto um procedimento administrativo, que poderá culminar com a sua demissão do serviço público. “P” está há nove anos na GCM, ficava no UPA(Unidade de Pronto Atendimento) da cidade e é considerado um bom guarda municipal.

Não conseguimos falar neste sábado(16), com o comandante da GCM de São Sebastião, Mauro Morando. A atitude de “P” levantou suspeitas sobre o preparo dos guardas municipais de São Sebastião, pois o guarda ao invés de acionar a PM ou dar tiros de advertência, atirou cinco vezes contra os jovens. A GCM de São Sebastião foi criada em 2008 e conta com 60 homens.

Ocorrência

Na madrugada desta sexta(15), “P” estava em seu apartamento, situado na orla do bairro da Praia das Palmeiras, em Caraguá, quando teria ouvido uma discussão entre três jovens e uma mulher.

O guarda municipal suspeitou que se tratava de um assalto e atirou da sacada de seu apartamento no grupo. Três jovens foram atingidos pelos disparos.

Segundo suspeita, o guarda não teria efetuado nenhum tiro de advertência, mas sim atirado direto em direção ao grupo.

A prefeitura informou que “P” teria dado um tiro de advertência antes de fazer os disparos contra o grupo, mas as câmeras de monitoramento não teriam mostrado isso.

Os tiros foram dados em direção aos jovens, com idades de 18, 22 e 23 anos, que conversavam com uma mulher, que estaria alcoolizada.

Um dos jovens baleado está internado em estado grave na santa casa de Caraguá. “P” foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

Na delegacia, segundo informações, ele teria confirmado que atirou por suspeitar que os três jovens pretendiam assaltar ou violentar a mulher.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.