Polícia

Operação encontra diversas irregularidades com criadores de pássaros em Ubatuba

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Várias irregularidades foram encontradas na operação e uma pessoa foi presa

Ação, realizada em conjunto com Ibama, Polícia Ambiental e agentes do Centro Técnico Regional VII de Taubaté fiscalizou 27 pontos na cidade

Uma operação chamada Saltador Similis II, trinca de ferro, foi realizada na última terça-feira (23), em Ubatuba. O objetivo foi vistoriar criadores de aves da fauna silvestre e verificar possíveis irregularidades. Para a ação, houve a atuação da Polícia Ambiental, Ibama, além de agentes do Centro Técnico Regional VII de Taubaté e Secretaria de Meio Ambiente.

Foram vistoriados 27 endereços de criadores de aves da fauna e constatadas várias irregularidades durante a fiscalização. No total, foram elaborados nove auto de infração ambiental, que juntos somam em multas o equivalente a R$ 28 mil. 

Uma pessoa foi conduzida para a delegacia e ficou presa pelo porte ilegal de arma de fogo e pássaros em cativeiro.

Resultante da ação, foram apreendidas 18 aves da fauna silvestres, três jabutis, duas anilhas adulteradas e uma anilha falsa, três espingardas usadas para caça, sendo que uma delas estava com a numeração suprimida. Ainda foram localizados e confiscados 27 cartuchos calibre 36, pólvora, espoleta e chumbo para recarregamento dos cartuchos e quatro pios para chama de pássaros.

As ocorrências que foram constatadas anilhas adulteradas serão apuradas pela Policia Federal, devido incorrerem em crime federal de falsificação de selo publico.

As espécies encontradas eram nativas da Mata Atlântica e estavam com anilhas falsificadas. As anilhas são colocadas nas aves para provar que elas não foram vítimas de tráfico. 

12596456 934653333290958 1884474256 n

Quem adultera, falsifica, repassa ou utiliza anilhas de outro criador comete crime federal e pode ser preso por violação, adulteração ou, ainda, falsidade ideológica, além do crime ambiental em si.

Com homens instruídos e disciplinados, o Comando de Policiamento Ambiental fiscaliza crimes ambientais, tais como: caça, pesca de animais silvestres e armamentos para este fim, retirada ilegal de madeira, palmito, supressão de mata atlântica, soltura de balões de fogo, entre outros.

Para denunciar atividades que põe em risco fauna e flora, é possível ligar no Disque Ambiente – 0800 113560.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.