Política

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Caraguatatuba

Tamoios News
Foto: Ricardo Hiar

Cerimônia que durou cerca de 40 minutos reuniu centenas de pessoas na Câmara Municipal

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Os resultados das eleições do dia 2 de outubro deste ano, em Caraguatatuba, foram efetivamente confirmados na manhã desta sexta-feira (2), com a diplomação dos políticos que assumirão os poderes Executivo e Legislativo em 2017. O encontro foi promovido pela Justiça Eleitoral e conduzido pelo juiz Gilberto Alaby Soubihe Filho, que entregou o certificado aos eleitos.

Com essa ação, de acordo com o juiz, é encerrada mais uma etapa do processo eleitoral. Segundo ele, apesar de bastante trabalho e do resultado apertado nas urnas em relação disputa para prefeito – o primeiro colocado venceu por uma diferença de 37 votos – a situação foi tranquila e sem grandes problemas.

Centenas de pessoas lotaram as dependências da Câmara para acompanhar a ação. Muitos não conseguiram acompanhar de perto, no interior da Casa de Leis, devido a grande aglomeração.

A entrega dos certificados foi realizada primeiro aos vereadores suplentes, que tiveram uma boa votação ou foram beneficiados com o quociente eleitoral. A entrega, feita individualmente, aconteceu do menos votado para o que mais recebeu votos.

Na sequência, o juiz entregou o diploma eleitoral para o vice prefeito, Eugênio de Campos Júnior, que comemorou a conquista. O último a receber o documento José Pereira de Aguilar Júnior, que administrará a cidade entre 2017 e 2020.

O prefeito eleito disse que essa proximidade só não gera um peso maior, porque a equipe já está trabalhando em ritmo acelerado desde o início de outubro, quando saíram os resultados nas urnas.

“Não aumenta nossa responsabilidade a partir da diplomação, porque já estamos trabalhando desde a transição para assumir a cidade em janeiro. Efetivamente vamos repassando alguns dados para pessoas que vão assumir como secretários. O anúncio está marcado para o dia 12 de dezembro. Faremos uma imersão no dia 13 e 14 com todo o secretariado para traçar o planejamento estratégico de tudo o que vamos realizar nos próximos quatro anos”.

Apesar disso, ele destaca a preocupação em alguns aspectos, devido a falta de informações. “Temos um grupo nomeado pelo prefeito atual que tem dificultado o acesso de nossa equipe a dados importantes da cidade, que são fundamentais para quando assumirmos a prefeitura. Alguns secretários mostram boa vontade, mas chegam na reunião e são tolhidos a falar. Algumas respostas que eles nos deram me chateou bastante, porque não se trata de responder ou não o Aguilar Júnior, mas sim de passar dados que afetam toda a população de Caraguatatuba”, destacou.

O prefeito eleito diz que vai apresentar novas perguntas oficialmente, e espera bom senso do grupo da atual gestão, nas respostas. “Como um prefeito vai assumir às 18h do dia 1, quando a cidade estará lotada e sentar na cadeira do dia 2, sem saber sobre o estoque dos medicamentos, por exemplo?”, questionou.

Com mais de 20 atuando no Legislativo de Caraguatatuba, o vereador Aurimar Mansano foi pela terceira eleição o mais votado da casa e entrará em seu sexto mandato. Ele atribui o resultado ao trabalho que realiza pela cidade. “Fico muito feliz em após mais de 20 anos de vida pública, conseguir ser o vereador mais votado. Sou grato as pessoas que confiam em mim, que dão essa credibilidade para poder continuar esse trabalho. Estou feliz por mais uma vez ter a oportunidade de dar posse ao prefeito e os vereadores”, completou. Na possa de uma nova gestão, os trabalhos do legislativo são presididos por um vereador que ocupa a posição interinamente por ter sido o mais votado do pleito.

Foram diplomados 15 vereadores, dos quais oito ocuparão pela primeira vez uma cadeira na Câmara Muncipal. Desse total, apenas duas são mulheres: Vilma de Oliveiras Santos, que segue para a terceira gestão e, Salete Maria de Souza Paes, que assume pela primeira vez uma vaga na vereança.

Os outros vereadores diplomados foram: Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá), Celso Pereira, Dennis da Silva Guerra, Elizeu Onofre da Silva (Ceará), Evandro do Nascimento(Vandinho), Fernando Augusto da Silva Ferreira (Cuiu), Flávio Rodrigues Nishiyama, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), José Eduardo da Silva (Duda), Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China), e Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.