Caraguatatuba Geral

Secretário de Meio Ambiente de Caraguá tem celular hackeado

Tamoios News
Marcel, o primeiro a direita

Duas autoridades de Caraguatatuba já tiveram seus aparelhos celulares hackeados. A polícia civil investiga os casos. A suspeita principal é de que o hacker tenha invadido os celulares para chegar a lista de contatos das vítimas. Para evitar a ação de hacker é preciso adotar algumas  medidas

Por Salim Burihan

O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Marcel Giorgetti, teve seu celular hackeado. Ele fez boletim de ocorrência na delegacia de polícia e cancelou seu número junto a operadora que trabalhava.

“O hacker usou meu número para entrar em contato com amigos e conhecidos. Fiquei surpreso quando fiquei sabendo e levei o caso ao conhecimento da polícia”, contou Marcel.

Segundo ele, através do WhatsApp, foram feitos vários contatos pedindo dinheiro em seu nome. “Me deu muita dor de cabeça. Alguns amigos me avisaram que tinha coisas minhas circulando nas redes sociais. Eu desconhecia”, afirmou Marcel.

O aparelho hackeado não foi o que ele usa pela prefeitura, o funcional, mas sim, o particular.  O secretário adiantou que a partir do ocorrido passou a adotar medidas de segurança em seu aparelho.

Em junho do ano passado, o então presidente da Câmara de Caraguá, vereador Tato Aguilar, também, teve seu aparelho celular hackeado. Os hackers utilizaram fotos do vereador, obtidos em seu aparelho, para oferecer através do WhatsApp, compra e venda de veículos e motos.

Até então, Tato teria sido o primeiro agente político a ter um celular rastreado na cidade. O vereador levou o caso ao conhecimento da polícia civil e, também, trocou de número e aparelho.

O delegado titular de Caraguatatuba, Tadeu Ricardo de Castro, confirmou que Marcel e Tato Aguilar foram as únicas autoridades da cidade a terem seus aparelhos hackeado até o momento.

Delegado titular de Caraguatatuba, Dr. Tadeu Ricardo de Castro investiga o caso

A polícia, segundo ele, está investigando os dois casos. Segundo Castro, em ambos os casos, os hackers podem ter dois motivos: prejudicar a imagem dos agentes políticos ou tentar chegar a rede de contatos deles, com outros objetivos.

Marcel e Tato, por exemplo, em função das atividades que exercem, possuíam em seus aparelhos, os contatos de outros agentes políticos, entre eles, o prefeito, o vice e das demais autoridades da cidade.

“Eles fizeram o correto, levaram o caso ao conhecimento das autoridades policiais. Temos policiais especializados nesse assunto, mas as vezes, o hacker utilizou uma lan house e não se cadastrou. Quando a gente localiza a lan house, não sabemos quem teria acessado os aparelhos, as contas e as redes sociais dos denunciantes”, explicou.

Castro detalha ainda que as pessoas que tiveram aparelhos clonados ou hackeados, trocam de número e aparelho e isso prejudica as investigações. “Fazem isso por medida de segurança, mas com isso, fica difícil para a polícia localizar o hacker”, contou.

O delegado conta que a Delegacia da Mulher registra muitos casos de clonagem de celulares e invasão das redes sociais, mas são casos  envolvendo marido e mulher, ex-namorados, classificados como calúnia e difamação por divulgação de imagens ou mensagens indevidas.

Castro informou ainda que a clonagem ou hackeamento do aparelho é diferentes daquelas ligações feitas, tradicionalmente, por detentos de presídios, que alegando ser alguém da família, pedem dinheiro ou depósito em conta, porque o carro quebrou ou, até mesmo, noticiando um falso sequestro de alguém da família.

Dicas

Algumas dicas são importantes para evitar que o seu aparelho celular seja hackeado ou clonado. Veja:

1- Manter o sistema operacional atualizado

2-Instale aplicativos que aumentem a segurança do aparelho

3-Evite utilizar senhas fáceis como data de aniversário, nome de parente ou até de animais de estimação

4-Cuidado com conexões wi-fi sem segurança

5- Desconecte wi-fi, bluetooth e GPS quando não estiver usando o celular

6-evite login automático em conta

7- Evite compartilhar informações particulares nas redes sociais

8-Não coloque dados particulares no celular

9- Não abra e-mails suspeitos no celular

 

 

 

Dicas