Geral Saúde

TCE fiscaliza hospitais e unidades de saúde no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Tamoios News

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, nesta terça-feira (26/11), desde às 8h00, fiscalização ordenada em mais de 200 municípios para checar as condições da saúde no território paulista. Os trabalhos ‘in loco’, realizados por cerca de 300 agentes de fiscalização, podem ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard/.

No Vale do Paraíba estão sendo fiscalizados hospitais e unidades de saúde em 16 cidades, entre elas, Taubaté e Jacareí, utilizados por usuários da saúde do Litoral Norte.

Segundo informou o TCE, no Litoral Norte estão sendo fiscalizados uma unidade de saúde em Ilhabela e a UPA(Unidade de Pronto Atendimento) de São Sebastião.

A ação verifica, de forma concomitante e em tempo real, as condições dos serviços oferecidos à população nos Hospitais Municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos Prontos-Socorros no território paulista.

Os dados, colhidos em 299 entidades fiscalizadas – 270 municipais e 29 estaduais – serão confrontados com as informações levantadas na última fiscalização, realizada em 25 de junho deste ano, que ocorreu em uma amostra de 229 cidades jurisdicionadas à Corte de Contas paulista.

. Fiscalizações Ordenadas

Realizadas desde 2016, as ‘fiscalizações ordenadas’ são feitas de forma surpresa – nas quais os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.

As ações consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’ diversas áreas da Administração, como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos; segurança, entre outras.