Geral

Um pouco de história: O clássico bingo

Tamoios News
Divulgação

O bingo é o jogo passado de geração em geração, por excelência. Desde pequenos, até ficarmos mais velhos, a emoção de pegar sua carta, garantir que ninguém saia na frente e saborear o suspense da vitória iminente é uma das adrenalina mais procuradas do jogo. Mas você realmente sabe qual é a sua origem? Como tudo realmente começou? Continue lendo nosso post interessante!

Edwin S. Lowe, o criador

Era 1929 e o empresário Edwin S. Lowe estava em uma feira na Geórgia. Foi então que percebeu um jogo que acontecia em cima de uma mesa em forma de ferradura, cheia de cartas numeradas e como fichas, usavam feijão. Foi uma evolução do Le Lotto, que se chamava Beano. Os jogadores verificaram ansiosamente as suas cartas para ver se tinham os números que iam surgindo e, se necessário, colocaram um feijão na caixa correspondente. A dinâmica continuou até que alguém completou uma linha em seu cartão (horizontal, vertical ou diagonal). Naquele momento o jogo era interrompido aos gritos de “Beano”, e aí outra rodada era iniciada automaticamente.

Ao voltar para casa em Nova York, Lowe comprou alguns grãos, um carimbo de borracha e um papelão. Ele convidou seus colegas e organizou uma noite de entretenimento. O sucesso foi instantâneo e todos foram fisgados pelo Beano, com a mesma empolgação que havia sentido na feira da Geórgia. Em um determinado momento, uma das concorrentes percebeu que havia vencido. A graciosa garota ficou tão excitada que seus nervos pregaram peças nela, gaguejando B-B-B-BINGO! no lugar de “Beano”.

Como uma história paralela, o padre chamado Wilkes-Barre aparece, que foi até o Sr. Lowe. Sua paróquia estava com problemas financeiros e ele procurava uma solução que lhe permitisse salvá-la. Um dos paroquianos teve a ideia de recorrer ao Bingo como remédio para a situação, e o Padre não hesitou em apostar nesta ideia.

Nosso fabricante de brinquedos e empresário imediatamente percebeu as possibilidades de coleção que esse hobby oferecia; mas, ao mesmo tempo, ele entendeu que uma operação em grande escala exigia mais combinações de números. Diante do desafio iminente, ele contratou os serviços de um renomado professor de matemática: Carl Leffler, que desenhou 6.000 novos cartões com grupos de números não repetidos.

A igreja Wilkes-Barre finalmente conseguiu se salvar de seu quase fracasso financeiro e as notícias chegaram a todos os lugares. Loewe começou a receber cartas de quem queria saber como configurar o jogo corretamente; então, diante de tal demanda, escreveu o primeiro manual oficial de instruções. Ele também lançou uma publicação mensal que foi distribuída para 37.000 assinantes. O cara era feito de ouro e em 1934 já havia 10.000 sessões semanais só nos Estados Unidos. O maior jogo já registrado aconteceu no Teaneck Armory em Nova York, para 60.000 participantes.

Hoje o bingo é encontrado tanto online quanto em qualquer casa de apostas, e é um dos clássicos da história do jogo. Tanto que você pode até comprar bingo para jogar em casa ou experimentar outras variantes, como o vídeo bingo, que é uma mistura do lendário jogo com caça-níqueis.