Geral Litoral Norte

Vídeos/fotos: Ressaca chega forte às praias do Litoral Norte

Tamoios News

A forte ressaca, que vem atingindo as praias do Litoral Norte, vem provocando erosão em algumas praias e assustando moradores e visitantes. A Marinha tem emitido constantes avisos de alerta sobre as condições do mar, destacando as possibilidades de vento e ressacas.

As condições adversas do mar, na área costeira, segundo a Marinha, ainda apresenta ondas de até 3,5 metros, entre o Cabo de Santa Marta (Santa Catarina) até Cabo Frio (Rio de Janeiro), incluindo o Litoral Norte de São Paulo.

A Marinha recomenda, que antes de irem ao mar, os donos de embarcações consultem as condições meteorológicas. As ressacas começaram na última quarta(17) e devem perder a intensidade na segunda(22).

Nos últimos dias, as condições inadequadas do mar chegaram a interditar por várias horas a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela. Até mesmo, regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, foram suspensas.

Em Ubatuba, a organização do Hang Loose Surf, um dos eventos mais tradicionais do surfe brasileiro, decidiu transferir, por medida de segurança, a competição prevista para a praia de Itamambuca para o Perequê-Açu, devido as ondas gigantes que entravam em Itamambuca.

Em Ubatuba e Caraguá, barcos e veleiros ancorados no mar foram levados pela força da maré em direção a areia da praia.

Em algumas praias, como Mococa e Massaguaçu, em Caraguá, o avanço das ondas derrubou árvores, coqueiros e até equipamentos de quiosques. Ainda em Caraguá, na praia de Massaguaçu, a ressaca destruiu, mais uma vez, um píer construído pela prefeitura, que estava interditado desde 2017.

 

No Massaguaçu, a Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (22/07) a retirada de parte do deck destruído pelo avanço da maré.

Todo o material de madeira ecológica será retirado e encaminhado para o pátio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), para posterior utilização. Logo depois será feito novo isolamento do local.

A intervenção visa garantir a segurança dos munícipes que utilizam o local e será a primeira fase do processo de melhorias na área.

A Prefeitura terá de investir em torno de R$ 1,5 milhão. Para minimizar os custos com a obra, várias possibilidades foram estudadas e foi considerado o custo e a eficiência da obra, pois essa intervenção deverá ser definitiva.

Segundo o projeto arquitetônico e de engenharia da Prefeitura de Caraguatatuba, haverá um recuo de 3 metros da SP-55 (Rodovia Rio-Santos).

O trecho que sofrerá intervenção é de aproximadamente 650 metros de estrada e após o recuo, a empresa fará a instalação de pedras para impedir o avanço da maré e também a recolocação do deck de madeira. Na SP-55, haverá uma nova pista de rolamento, acostamento e passeio.

A Secretaria de Obras Públicas já protocolizou um pedido de autorização do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) de Taubaté para as obras emergenciais no local e o recuo da rodovia.

Avanço da maré atinge píer interditado na Massaguaçu. Fotos: Regina Komatsubara

Confira os registros feitos pelos internautas sobre a ressaca que atinge o Litoral Norte

 

Vídeo de Sônia Ambrósio mostra as fortes ondas na praia Martim de Sá:

 

Sônia Ambrósio também fez vídeo do avanço do mar na praia de Massaguaçu: