Inclusão Social São Sebastião

São Sebastião: Confira a programação da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Tamoios News

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Sebastião realiza, no próximo dia 3 de dezembro, às 9h, a abertura oficial da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que segue até o dia 7.

A abertura será realizada juntamente com a inauguração da nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), que fica na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, no Porto Grande, região central da cidade. O local também irá abrigar o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

O encontro é aberto ao público e contará com a apresentação do Coral da Faculti e do Coral de LIBRAS do Colégio Mestre (regente Lidyane), além da palestra “Alma Guerreira”, de Taiu Bueno, surfista, locutor e escritor, que é tetraplégico.

No colégio Mestre do sistema Poliedro, não há nenhum aluno surdo matriculado, entretanto tem Libras (Língua Brasileira de Sinais) inserida em sua grade curricular há oito anos, um projeto da professora Lidiane Quinsan, especialista na área, que visa implantar o bilinguismo facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes, transpondo a barreira do silêncio

O evento será promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) junto às secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Esportes e Turismo e APAE, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Integrado Profissionalizante (CIP) – Asas Comunidade, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Associação Comercial, Fatec, Centros de Reabilitação (Costa Sul e Topolândia), Colégio Mestre e Instituto São Sebá Va’a.

A programação inclui palestras, vivências, passeios, exposições, e apresentações musicais, de arte e dança, que serão realizadas em diversos pontos do município. O tema da Semana este ano é “Somos Todos Iguais nas Diferenças”.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas da Pessoa Idosa da SEPEDI, Juliana Coelho, a Semana foi criada no Governo do Prefeito Felipe Augusto no ano passado em alusão ao dia internacional da Pessoa com Deficiência, tendo como premissa envolver a sociedade e as pessoas com deficiência, de modo a conscientizar sobre a igualdade de oportunidades, inclusão e direitos.

“Por isso priorizamos neste ano vivência de esportes adaptados, dança inclusiva, Fórum de Empregabilidade com empresários, confraternização dos pacientes, coral, criação do conselho da Pessoa com Deficiência, palestra motivacional, dentre outras, de modo a celebrar as conquistas e mostrar que a pessoa com deficiência tem potencialidades, pode e deve participar da sociedade”, declarou.

No dia 4, às 12h, haverá uma confraternização entre os pacientes dos Centros de Reabilitação. Mais tarde, às 19h, familiares, profissionais e alunos assistem, no Teatro Municipal, a apresentação de Dança e Arte da APAE “O Circo”.

No dia 5, a partir das 8h, pessoas com deficiência poderão participar de uma vivência de Atletismo Paralímpico e de Jogos Inclusivos na pista de atletismo do Varadouro.

Já no dia 6, às 19h, será realizado o I Fórum de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, na nova sede da SEPEDI. A programação é direcionada a empresários locais.

No dia 7, às 8h, na Praça da Vela (Porto Grande), o Projeto Canoa para Todos, do Instituto São Sebá Vá’a, irá disponibilizar uma vivência de canoa aos interessados. Em seguida, uma atividade com palhaços da Associação Voluntária Vida e Alegria irá animar o público presente.

Os interessados em participar das atividades de atletismo e canoagem devem se inscrever através do telefone (12) 3891-3400. 

Exposição

De segunda a sexta-feira, estará aberta também a Exposição Memorial de Inclusão do Estado de São Paulo, que tem início no dia 3 e segue até 7 de dezembro, podendo ser visitada das 8h às 17h, no Observatório Ambiental da Rua da Praia.

A exposição conta a história da luta da pessoa com deficiência, passando a trajetória do movimento social no Brasil e no Mundo, trazida pela Secretaria de Estado.

Serão 12 ambientes com painéis, inclusive em alto relevo para que pessoas com deficiência sensorial tenham oportunidade de conhecer.

Confira a programação completa:

03/12

9h – Abertura: Inauguração da nova sede da SEPEDI e do Centro de Referência de Assistência Social

– Apresentação do Coral da Faculti

– Coral de LIBRAS do Colégio Mestre

– Palestra “Alma Guerreira, de Taiu Bueno – Surfista, locutor e escritor, que apresenta Tetraplegia

Local: Guarda Mor Lobo Viana, 812, Porto Grande

Aberta ao público

04/12

12h – Costa Sul – Confraternização Centros de Reabilitação

Local: Rua Olímpio Faustino, 999, Cambury

Público: Pacientes dos Centros de Reabilitação

19h – Teatro Municipal – Apresentação de Dança e Arte da APAE “O Circo”

Público: Familiares, Profissionais e alunos da APAE

05/12 – 8h – Pista de Atletismo do Varadouro – Vivência de Atletismo Paralímpico de Jogos Inclusivos

– Atletismo – Educador Físico Rodrigo Brandt

– Dama – Educador Físico Orlando Batista

– Jogo Cooperativo – Assistente social Ana Paula Aragão

Local: Guarda Mor Lobo Viana, 812, Porto Grande

Público: Pessoas com Deficiência

06/12 – 19h – SEPEDI/Centro de Referência – I Fórum de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

– Palestra “Propósito nos Negócios” – Walace Paoli – Consolidar Diversidade nos Negócios

– Projeto Asas

Local: Guarda Mor Lobo Viana, 812, Porto Grande

Público: Empresários Locais

 07/12 – 8h – Praça da Vela (Porto Grande) Canoa para Todos – Instituto São Sebá Vá’a

– Vivência de Canoa

– Praia Acessível

– Atividade com Palhaços da Associação Voluntária Vida e Alegria

Público: Pessoas com Deficiência

03 a 07/12 – 8h às 17h – Exposição Memorial de Inclusão do Estado de São Paulo

Local: Observatório Ambiental – Rua da Praia

Público em geral

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.