Informe Publicitário

5 pratos tradicionais e diversificados da culinária paulista

Tamoios News

Com a maior metrópole brasileira, São Paulo é um Estado cosmopolita dono de uma história altamente influenciada por imigrantes de todos os cantos do país e do mundo. Por conta de seu passado influenciado por diversas culturas, os paulistas apossam de uma culinária que mais parece uma torre de babel.

Por meio de uma cultura gastronômica extremamente diversificada, São Paulo tem comidas tradicionais que agradam a todos os gostos. Para trazer um pouco mais da história culinária dos paulistas afinco, abaixo separamos alguns dos pratos mais famosos do Estado.

Virado à paulista

Conhecido como um dos pratos mais conhecidos da culinária regional, o virado à paulista se tornou uma tradição muito comum nas últimas décadas.

Prato teoricamente simples, ele acompanha arroz, feijão com farinha de mandioca, couve refogada, banana à milanesa, ovo frito e carne de porco — na forma de bacon, linguiça ou bisteca.

A maioria dos restaurantes de almoço executivo no Estado de São Paulo oferecem esse prato e ele pode ser deliciosamente saboreado nos vários estabelecimentos culinários do Mercado Municipal da capital paulista.

Churrasco grego

Outro prato dos mais tradicionais da rotina do paulista é o churrasco grego, uma variação muito semelhante ao kebab — prato de origens árabes e servido em demasia em países como Turquia e Síria. Em São Paulo, um dos lugares para comer esse prato é no centro da cidade, que conta com diversas opções saborosas para tal.

Na maioria das vezes barato e simples, o churrasco grego é composto por fatias de carnes assadas no espeto com uma variedade abundante de temperos e adornos — como alface, tomate, pão francês, chimichurri, pimentão, bacon e muito mais.

Existem também outras variações do churrasco grego que acompanham até mesmo frutos do mar e iogurte. É também muito versátil quanto às ocasiões, podendo ser consumido como lanche ou até mesmo refeição principal. 

Cuscuz à paulista

Além de ser popular no Nordeste, o cuscuz tem a sua variação tradicionalmente paulista e é uma refeição importante na história culinária do Estado. Simples e saboroso, é composto essencialmente por massa de milho cozida no vapor.

Na versão paulista, o cuscuz acompanha ervilha, milho, azeitona, ovo, tomate e frutos do mar. Entre as variações dos alimentos propriamente marítimos, este prato acompanha sardinha — tradicional em Ilhabela e região — e também anchova.

As anchovas, muito populares nas Bahamas e em outros lugares tropicais, dão um toque especial ao cuscuz à paulista devido ao seu sabor forte e de alto teor gorduroso — além de ser um alimento encontrado em abundância nos mercados.

Sanduíche de mortadela

Bastião da culinária paulista, o sanduíche de mortadela servido em São Paulo é diferente de qualquer outra região do país, pois a receita paulista abusa da mortadela com fatias suculentas de queijo.

Um bom e tradicional sanduíche de mortadela conta com aproximadamente 16 fatias de mortadela, outras quatro de queijo prato e um pão francês fresco. Tradicionalmente ele é geralmente preparado com um abafador que derrete o queijo, o que resulta em um aspecto cremoso e denso no recheio interno.

Além da versão histórica do sanduíche de mortadela, há outras variações que são principalmente encontradas no Mercado Municipal. Um exemplo é a criação do chef Melchior Neto, que inventou uma versão com escarola e vinagrete de abacaxi. Já o chef Olivardo Saqui fundiu o sanduíche de mortadela com o prego no pão — lanche popular em Portugal que leva apenas pão e carne.

Picadinho de carne

Muito simples de ser preparado, o picadinho de carne é feito com filé de carne em cubos servido ao próprio caldo e tem uma textura que lembra o estrogonofe. Normalmente servido junto à farofa de banana e com guarnição de arroz branco, ele é um prato versátil e ideal para um almoço rápido.

Por ser um prato fácil de ser montado e com ingredientes bem simples, o picadinho de carne também é sujeito a muitas variações. A apresentadora Ana Maria Braga, por exemplo, já trouxe em seu programa Mais Você algumas representações diferentes dessa refeição.

Em uma das variações, a apresentadora preparou o prato com conhaque aquecido e molho de batata denso para dar textura forte ao caldo e proporcionar uma nova perspectiva de saborear o tradicional picadinho de carne.