Caraguatatuba Legislativo

Câmara aprova proibição de fogos, mas libera venda e uso em festas religiosas

Tamoios News

Os vereadores de Caraguá aprovaram por unanimidade, nesta terça(18) a proibição de utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido. Para entrar em vigor, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Aguilar Júnior

Após passar por audiência pública e ser adiada em duas oportunidades, o projeto foi aprovado com emendas. Uma de autoria do vereador Duda Silva permitindo a continuidade das vendas dos fogos com estampidos pelo comércio local.

Outra emenda, do vereador Denis Guerra, obriga os comerciantes de fogos com estampidos a colocarem uma faixa em seus estabelecimentos com a informação “Soltar fogos de artifício com estampidos é prejudicial à saúde de pessoas idosas, com síndrome autista e dos animais”.

A terceira emenda, de autoria do vereador Celso Pereira, permite a soltura de fogos de artifício com estampido nas festividades da Igreja Católica onde se comemora o dia de seus respectivos padroeiros.

Os autores do projeto, Aurimar Mansano e Denis Guerra, garantem que caso não seja respeitada a lei, haverá multas e demais penalidades a serem definidas pelo Poder Executivo.

Segundo eles, a proposta tem como motivo o mal que causa às pessoas que possuem algum tipo de distúrbio, necessidades especiais, idosas, crianças recém nascidas e animais. Os autores ressaltam na justificativa do projeto que o intuito não é acabar com essa tradição, mas não causar a poluição sonora, respeitando assim a todos que são prejudicados com os fogos com estampidos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.