Caraguatatuba Legislativo

Caraguá: Projeto que aumenta número de vereadores na câmara é adiado por duas sessões

Tamoios News

O vereador Aguinaldo Pereira da Silva Santos(MDB), o “Butiá”,  pediu o adiamento por tempo indeterminado da votação do projeto de emenda à LOM nº 01/19, de sua autoria, que altera o artigo 9º da Lei Orgânica Municipal, que aumenta de 15 para 17 cadeiras o número de vereadores a partir de 2021.

Butiá disse que retirou o projeto da discussão de terça(2) por uma questão estratégica. É que dois vereadores, Tato Aguilar e Duda Silva, segundo ele, favoráveis ao projeto estiveram ausentes da sessão.  Tato Aguilar esteve ausente por motivo de viagem. Duda Silva se afastou para assumir a Secretaria de Habitação e o seu suplente ainda não tinha sido indicado.

“Vou apresentar o projeto dentro de duas semanas. Como disse a cidade cresceu e precisa aumentar a sua representatividade na câmara. O aumento de vereadores de 15 para 17 não irá causar gastos exuberantes para a municipalidade”, reafirmou.

 

Segundo Butiá, dos 15 vereadores, apenas quatro deles, Vilma Teixeira(PSDB), Aurimar Mansano(PTB), Celso Pereira(PSDB) e Evandro do Nascimento(PP), o “Vandinho”, demonstraram ser desfavoráveis a proposta. O presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia é favorável ao aumento, segundo ele, a cidade conta hoje com mais de 130 mil habitantes e mais de 90 mil eleitores.

Para ser aprovado, a proposta de Butiá precisa ser aprovada por 2/3 dos vereadores, ou seja, obter 10 votos nos dois turnos de votação.

Em 2016, um total de 343 candidatos disputaram uma vaga na Câmara Municipal. O mais votado foi Aurimar Mansano(PTB), com 2047 votos. Aguinaldo Butiá(PMDB) foi eleito com 617 votos, foi 29º mais votado da cidade.

A Câmara tinha 17 vereadores até 2004, quando houve alterações pela justiça eleitoral e a partir de 2005 reduziu para apenas 10 vereadores. Em 2013, houve nova alteração, com a câmara passando a contar com 15 vereadores.

A Câmara de Caraguá tem um orçamento de R$ 18 milhões para 2019, repasse que é feito pela prefeitura. Os vereadores se reúnem uma vez por semana. Cada um dos 15 vereadores recebe subsídios de R$ 7,2 mil mensais e tem direito a dois assessores cada um deles.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.