Litoral Norte Verão

Doria lança nesta sexta(13) a Operação Verão + Seguro com ações para o Litoral Norte

Tamoios News

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Segurança Pública lançam, nesta sexta-feira (13), a Operação Verão + Seguro 2019/2020, em 16 municípios do litoral sul e norte de São Paulo. A ação se estenderá até o dia 25 de fevereiro.

O governador Doria vai detalhar as ações da Operação Verão + Seguro, às 12 horas, no Palácio dos Bandeirantes. Entre o final de dezembro e o final de janeiro cerca de 3 milhões de turistas circulam pelas cidades do Litoral Norte.

Aqui na região, algumas medidas já foram adotadas, entre elas, o reforço no policiamento e o aumento de guarda-vidas nas praias. Doria deverá divulgar novas ações que deverão aumentar ainda mais a segurança de moradores e turistas no verão.

Policiamento

O reforço policial chega no dia 23 e permanecerá na região até o dia 26 de fevereiro. As prefeituras se responsabilizarão pelos custos de alojamento e  refeição dos policiais.

Caraguá receberá 214 policiais militares. Eles ficarão alojados em uma colônia de férias na Colônia de Férias.

Apenas com a alimentação, a prefeitura gastará cerca de R$ 500 mil. Durante a operação verão será servido 22.880 refeição e 11.440 café da manhã.

De acordo com o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar do 20° BPM/I, capitão Luis Fernando Oliveira, o reforço fica na cidade até o dia 25 de fevereiro de 2020, quando termina o Carnaval. “Uma parte fica até o dia 3 de fevereiro e o restante até o final da folia”.

A apresentação do reforço será às 10h do dia 23 de dezembro na Praça da Cultura (Avenida da Praia), assim como as viaturas que chegam para patrulhamento, Força Tática, motocicletas e Base Comunitária.

O prefeito Aguilar Junior destaca que o município fará tudo que estiver ao alcance. “Sei que a PM sempre ajudará nossos munícipes. É a boa atuação deles a responsável pela queda nos índices de criminalidade no município”. A prefeitura também reforçou a presença de guarda-vidas nas praias da cidade.

Em Caraguá, a prefeitura manteve o pagamento da atividade delegada na cidade, reduzindo um pouco o repasse, devido a presença do reforço de verão.

Em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto suspendeu o pagamento da atividade delegadas durante a presença do reforço no município, O pagamento será restabelecido em março.

A atividade delegada é uma parceria entre a prefeituras e a Policia Militar. No horário de folga na corporação, os policiais prestam serviços aos municípios, auxiliando a segurança nos centros comerciais e na fiscalização do comércio ambulante irregular e dos níveis de emissões sonoras, por exemplo.

São Sebastião receberá um reforço de 204 policiais militares que irão reforçar a segurança da cidade durante a alta temporada.

Deste total, 160 são de infantaria, 24 bombeiros e 20 policiais rodoviários. Além disso, haverá ainda o reforço de pelo menos 45 guarda-vidas temporários, sendo 37 municipais e outros 8 do Estado, que auxiliarão o corpo efetivo, na ação de proteção à vida dos moradores e turistas, nas praias de Costa Norte à Costa Sul do município.

A prefeitura investirá mais de R$ 2,1 milhões para alojar e alimentar os policiais. Os policiais permanecem na cidade até o dia 26 de fevereiro, quando se encerra o Carnaval.

Ubatuba terá o reforço de 172 policiais e Ilhabela, de 74. O alojamento e alimentação dos policiais ficarão sob a responsabilidade das prefeituras.

.