Litoral Norte Lixo

Caraguá e Ubatuba recolheram cerca de 1.000 toneladas de lixo na virada do ano

Tamoios News
Limpeza das praias começa às 5 horas da manhã

As cidades do Litoral Norte tiveram e, ainda estão tendo, muito trabalho para recolher o lixo gerado entre o dia 28 de dezembro e 1º de janeiro, quando cerca de 1,5 milhão de turistas estiveram na região.

Uma das maiores dificuldades vem sendo o trânsito congestionado nas estradas e nos acesso as praias e bairros mais retirados. Para procurar agilizar a coleta, algumas  prefeituras, estão deslocando seus caminhões durante a madrugada para fazer o serviço.

lixo deixado na praia na virada do ano e recolhidos ainda durante a madrugada pela prefeitura

Em Caraguá, no primeiro dia do ano, durante a Operação Cidade Limpa da Prefeitura, foram recolhidas mais de 500 toneladas de resíduos de praias, praças e logradouros, após as festas do réveillon.

Segundo informou a Prefeitura, entre o dia 28 de dezembro e o dia 1º de janeiro, foram recolhidas 890 toneladas de lixo na cidade.

A estimativa da prefeitura é de que, somente no mês de janeiro de 2019, sejam recolhidas mais de 5.500 toneladas de resíduos domiciliares. A média mensal de coleta de lixo domiciliar e comercial em Caraguá é de aproximadamente 3.800 toneladas, ou seja, uma média de 126 toneladas de lixo por dia, fora da temporada.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) estão trabalhando diariamente em horários diferenciados, iniciando a limpeza às 4 horas da manhã nas praias, nas praças onde estão sendo realizados os shows e nas demais praças e vias de grande movimento.

A operação está sendo levada aos 39 quilômetros de praias da cidade e às duas principais praças onde serão realizados os eventos e shows, no Porto Novo e no centro. Os trabalhos contam com o apoio de veículos como varredeiras mecânicas, caminhões, pá carregadeira, retroescavadeira entre outros equipamentos.

Em Ubatuba, um total de 468 toneladas de lixo foi recolhido entre os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. O levantamento foi feito contando os caminhões da Sanepav (empresa responsável pela coleta do lixo no município)  e caminhões particulares que despejaram lixo no transbordo.

A Operação Réveillon de limpeza de praia contou com 95 braçais (entre funcionários da empresa Sanepav e da secretaria de Infraestrutura Pública), que trabalharam nas primeiras horas de 2019 a fim de garantir a limpeza e organização das praias para turistas e moradores. Foram utilizados oito caminhões basculantes e sete máquinas.

A Prefeitura de Ubatuba e a Sanepav, empresa responsável pela coleta de lixo do município, informam que, devido ao intenso fluxo de veículos em Ubatuba, que está afetando o tráfego, o serviço de coleta de lixo deve sofrer atrasos em alguns bairros. A prefeitura solicita a compreensão e a colaboração de todos.

O lixo coletado nas quatro cidades da região é transportado em carretas até aterros sanitários particulares no Vale do Paraíba. É comum no réveillon, algumas prefeituras armazenarem o lixo coletado em áreas de transbordo no município. Isso ocorre devido a dificuldade do tráfego das carretas nas rodovias que dão acesso ao Vale do Paraíba, principalmente, nos feriados de réveillon e carnaval. Após o feriado, com as estradas menos congestionadas, as carretas seguem em direção ao Vale do Paraíba.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.