Litoral Norte Lixo

Praias investem em campanhas de conscientização ambiental

Tamoios News

Em várias praias do Litoral Norte estão sendo desenvolvidas ações ambientais para conscientizar moradores e turistas sobre a destinação correta do lixo.

Em São Sebastião, a Sociedade Amigos de Juquehy ( SAMJU ), na costa sul, está distribuindo sacolas aos banhistas para que recolham o lixo após a saída da praia. As sacolas divulgam a mensagem “Quem ama Juquehy cuida de Juquehy”.

Voluntários da SAMJU distribuem 5 mil sacolinhas. A entidade também instalou coletores de bitucas de cigarro nas entradas das praias e em espaços públicos. As bitucas serão recicladas e entregues de volta à comunidade em forma de papel.

Segundo a presidente da SAMJU, Deborah Zilberstein, a campanha “Juquehy sem Bitucas” já conta com 6 coletores,porém é preciso  mais parceiros para instalar os coletores em todas as 22 entradas da praia.

O objetivo da SAMJU com a distribuição das sacolas e os coletores de bitucas é reduzir o lixo na praia. A ação em Juquehy tem sido elogiada pelos moradores, veranistas e turistas que frequentam a praia.

“ A SAMJU funciona, sempre recepcionando os turistas e frequentadores da Praia de Juquehy. Parabéns pela disciplina e o belo trabalho que desenvolvem para nós”, agradece Carlos Alcântara, empresário.

As sacolas também foram deixadas em alguns comércios do bairro que fazem a distribuição aos seus clientes.

Ainda em São Sebastião, na Praia Grande, acontece o Projeto Verão no Clima 2019. Dando continuidade as ações de conscientização, acontece nesta sexta (25), desde às 9 horas, diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte de lixo nas praias.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, dentre as atividades, serão realizadas brincadeiras; abordagens de sensibilização; mutirão de limpeza; painel do microlixo; e sorteios de brindes.

“A integração entre as Instituições que defendem a bandeira Ambiental é de suma importância para o desenvolvimento sustentável do município. Todos juntos agregamos valores e forças para a educação ambiental orientando os frequentadores das nossas praias da importância de sermos conscientes com o que consumimos, e o impacto dos resíduos que são descartados de forma inadequada no ambiente. Tudo está interligado, e se não nos preocuparmos com a redução, reciclagem e descarte correto, a nossa saúde e a do planeta está em perigo”, explicou a Chefe de Divisão de Pesca e Abastecimento, Nathalie de Assis Pacheco.

O projeto propõe uma intensa ação de educação ambiental nas praias em relação às mudanças climáticas, seus impactos e descarte correto de resíduos sólidos. As ações presenciais do Verão no Clima serão realizadas até o fim do Carnaval, no dia 6 de março, e inclui abordagens educativas diretas junto aos frequentadores das principais praias paulistas, abrangendo, mutirões de limpeza mobilizando voluntários nas praias e ambientes costeiros.

Confira a programação completa:

10h – Abertura do “Mutirão Microlixo com a Banda de Marchinha Tradição Caiçara

10h30 – Brincadeiras VerãoSupereco e sorteios de brindes

12h às 13h – Arena com Brinquedoteca de Ecobrinquedos e jogos educativos

10h às18h – Dia todo: “Tabuleiro Gigante contra o Criadouro”

13h – Abordagens de sensibilização, coleta do microlixo e fixação de novos coletores

15h30 – “Mutirão Microlixo” com a Banda de Marchinha Tradição Caiçara

16h30 – Zumba

16h – Brincadeiras ecológicas a beira mar

17h – Ciranda de encerramento

Ubatuba

Em Ubatuba, na praia do Lázaro, acontece o projeto Ubatuba Sustentável, entre os dias 25 e 27 deste mês, das 10:00 as 17:30 horas, com o objetivo de difundir a reciclagem para as praias da cidade.

O projeto envolve o comércio local da orla, ambulantes e frequentadores. Foram distribuídos no comércio, latões para receber esses resíduos sólidos recicláveis, (bandeja de isopor, garrafas pet’s, embalagens de salgadinhos, latas entre outros), esses resíduos são fornecidos pelo comércio, como também são trazidos pelos frequentadores.

Na areia da praia, a equipe do projeto, trabalha distribuindo sacolas biodegradáveis para os usuários, doadas pela COMTUR, com a instrução de que apenas resíduos recicláveis devem ser colocadas nelas, e são orientados a depositarem nas lixeiras identificadas nesses pontos.

A equipe também trabalha escoando os resíduos desses latões, para caçambas e bag, posicionados em pontos estratégicos, para serem retirados pela prefeitura, (através da SANEPAV e Regional Sul), e Cooperativa Coco & Cia ((os resíduos sólidos recolhidos, são doados para a Cooperativa).

O projeto Ubatuba Sustentável é realizado pela Ong APPRU e ACIU(Associação Industrial e Comercial de Ubatuba) comapoio da COMTUR e do comércio local.

Programação:

25 a 27 de Janeiro, distribuição de sacolas biodegradáveis em toda a praia.
Coleta dos resíduos sólidos recicláveis nos pontos na orla. (além da Pousada Flores do Lázaro e Hotel Saveiros).

26 de Janeiro – Mutirão de limpeza – Concentração a partir das 16 horas.
Entre Quiosque Chapéu de Sol e Bar de Praia Refúgio da Canoa.
Início da atividade as 17 horas.
Presença da Batucada do Bloco do Pifão.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.