Brasil Meio Ambiente

Causa Animal: Hoje é o Dia Internacional da Onça-Pintada, maior carnívoro da América Latina

Tamoios News

A onça-pintada é o maior carnívoro da América Latina. No entanto, 50% de seu habitat original já foi perdido e as populações da espécie estão em declínio

A criação do Dia Internacional da Onça-Pintada foi anunciada na COP-14 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Comemorado anualmente em 29 de novembro, este dia aumentará a conscientização sobre as ameaças enfrentadas pela espécie, esforços de conservação e o papel da onça como uma espécie-chave cuja presença é o principal indicador de um ecossistema saudável, ou seja, é a base para um futuro sustentável tanto para a vida selvagem quanto para as pessoas.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Plano de Conservação Onça-Pintada 2030 para as Américas que será apresentado oficialmente no Brasil, durante o lançamento da data nacional, nesta quinta-feira 29 de novembro, às 18h30, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, uma das regiões prioritárias na conservação da espécie.

Conservar a onça-pintada transcende a intenção de preservar uma única espécie. A conservação bem-sucedida da onça-pintada mantém florestas, carbono, biodiversidade, bacias hidrográficas e patrimônio nacional e cultural equilibrados. O Plano de Conservação Onça-Pintada 2030 para as Américas envolve o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), WWF, Wildlife Conservation Society (WCS), Panthera e 14 países.

Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, o Brasil está totalmente comprometido em proteger a onça-pintada.”Queremos aumentar a conscientização pública e promover ações integradas, e também estabelecemos o Dia Nacional da Onça-Pintada, que será comemorado também em 29 de novembro”, comentou o ministro.

O Brasil é o país com maior população de onças-pintadas no mundo. Porém, na Mata Atlântica, é onde a espécie corre maior risco extinção.

“Por um lado, temos a maior população e por outro temos também a maior ameaça para a onça-pintada que é a perda de habitat natural. Se nada mudar em pouco tempo a espécie estará completamente extinta na Mata Atlântica. Essa dualidade faz o Brasil ter papel de extrema importância para a preservação das onças e de toda a biodiversidade na América Latina”, afirmaFelipe Feliciani, analista de conservação do WWF-Brasil.

A onça-pintada é o maior carnívoro da América Latina. No entanto, 50% de seu habitat original foi perdido e as populações da espécie estão em declínio devido à caça ilegal e a perda do habitat. Devido a esse declínio, ela foi extinta em El Salvador e no Uruguai.

Sobre a COP 14
A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) foi aberta para assinatura na Cúpula da Terra no Rio de Janeiro em 5 de junho de 1992 e entrou em vigor em 29 de dezembro de 1993. A CDB tem três objetivos principais: a conservação da diversidade biológica (ou biodiversidade); o uso sustentável de seus componentes; e a partilha justa e equitativa dos benefícios decorrentes dos recursos genéticos. Seu objetivo é desenvolver estratégias nacionais para a conservação e uso sustentável da diversidade biológica. Muitas vezes, é visto como o documento chave em relação ao desenvolvimento sustentável. Para mais informações, visite: http://www.cbd.int/

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.