Litoral Norte Meio Ambiente

Fundo Brasileiro de Educação Ambiental quer juntar forças em prol das águas do litoral norte

Tamoios News

O FunBEA(Fundo Brasileiro de Educação Ambiental) promoverá novos encontros na região, para que os moradores se capacitem, se unam e se engajem na preservação dos recursos hídricos do Litoral Norte, através do Programa de Comunicação Social do CBH-LN(Comitê de Bacias Hidrográficas).

O próximo encontro será nos dias 30 e 31 deste mês, em Maresias. As inscrições para as pessoas interessadas em participar vai até o dia 17 e pode ser feito através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeml4Xz-DtTRSn5NjZXvm5sIwlBtgdFgzNz_oLzGd6AFDFSrA/viewform?usp=sf_link

 A situação das bacias hidrográficas do litoral norte pede atenção. O acelerado ritmo de crescimento populacional somado à vocação turística e a existência de grandes empreendimentos refletem no aumento da demanda hídrica urbana em ao menos 140% desde 2010, e o atendimento público de água não está acompanhando este crescimento. É o que aponta o Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo no período de 2016 a 2019.

 Em recente encontro, realizado em Maresias, na costa sul de São Sebastião, cerca de trinta instituições de diferentes bairros do município estiveram reunidas para se capacitarem, unirem e se engajarem na gestão dos recursos hídricos da região, na abertura da construção do Programa de Comunicação Social do CBH-LN.

Muitas foram às sugestões, impressões e encaminhamentos sugeridos pelos participantes. Na dinâmica proposta, cada integrante se apresentou e conheceu o trabalho que será desenvolvido no bairro pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. A partir deste momento voltarão a se reunir para os encontros de formação que acontecerão em outubro e novembro.

“O litoral norte vem sofrendo com falta de saneamento básico, praias impróprias para banho, o que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida. A praia de Maresias, conhecida mundialmente, já que temos um campeão mundial de surf, tem com frequência bandeira vermelha. Ter formação em recursos hídricos é primordial para a população local”, esta é a voz de Sabrina Moraes, do Coletivo Caiçara e integrante da coordenação nacional das comunidades tradicionais caiçaras.

Uma das preocupações é a poluição das praias, como Maresias

Marcaram presença no Encontro, o Instituto de Conservação Costeira (ICC), Departamento de Águas e Energia Elétrica – (DAEE), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Coletivo Caiçara, Sarau D”Amelinha, Instituto Verdescola, Ascam, Suburbano Convicto, Somar, Desengarrafando, Embalagens Sustentáveis, PMSS-SEMAM, Cinema na Kombi, Coletivo Maresias, Biovéritas e integrantes do CBH-LN e FunBEA.

Quer participar da Formação?

Então inscreva-se até o dia 17 de outubro. Clique no link abaixo e garanta a sua vaga. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeml4Xz-DtTRSn5NjZXvm5sIwlBtgdFgzNz_oLzGd6AFDFSrA/viewform?usp=sf_link

Nestes encontros a construção será conjunta com temas prioritários para a conservação dos recursos hídricos, educação ambiental e mobilização social. Além de conhecer a atuação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, o que amplia e favorece a participação de diversos atores na gestão das águas.

Como técnicas de ensino-aprendizagem, o FunBEA trabalhará com círculos de cultura, biomapas, o café compartilha, estruturas pedagógicas, entre outras.  Com Ao longo da formação os participantes construirão, de forma colaborativa, um evento aberto ao público com a temática da conservação dos recursos hídricos, em local e data a ser definida pelo grupo. O certificado terá a carga horária total de 60 horas/atividades. O local dos encontros ainda não está definido e acontecerá no bairro de Maresias.