Meio Ambiente

Grupo de Hiperdia da Costa Norte visita o Observatório Ambiental

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Integrantes do grupo durante o passeio na Rua da Praia

Um dia diferente foi o que vivenciou o Grupo de Hiperdia do ESF I da Enseada Costa Norte. O grupo, ligado às ações da Secretaria de Saúde, passou por um trabalho de educação ambiental no Observatório Ambiental, instalado no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.

A atividade realizada por agentes da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) visa despertar consciência ecológica para o fomento do conceito de redução, reutilização e reciclagem de produtos e o descarte correto do lixo.

Dentro deste contexto e acompanhada de perto por uma agente de endemias, a turma participou de uma conversa de acolhimento e posteriormente assistiu a dois filmes sobre resíduos encontrados nas praias e o reflexo para os animais marinhos.

O grupo de Hiperdia se reúne todas as quartas-feiras às 8h, no Sindicato dos Servidores Públicos da Costa Norte sempre acompanhado por uma médica, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e agentes comunitários.

De acordo com a pasta, a proposta de trabalho é possibilitar um espaço onde o usuário seja acolhido e orientado quanto ao seu tratamento e, sobretudo, que este seja incentivado a provocar uma nova forma de cuidado que não se limite ao medicamento, mas sim à uma vida pautada em hábitos saudáveis.

Esta forma de atendimento coletivo proporciona a criação de uma rede de cuidados, onde os usuários são os protagonistas.

Na roda de conversa todos estão em patamar de igualdade e colocam suas vivências, histórias de vida e como realizam o autocuidado, dessa forma, todos se fortalecem.

A atividade desta semana foi registrada na quarta-feira (4).

Hiperdia

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do SUS. Entre os benefícios o Hiperdia orienta os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção e permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população.

Além disso, tem como funcionalidade, cadastrar e acompanhar a situação dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus em todo o país; gerar informações fundamentais para os gerentes locais, gestores das secretarias e Ministério da Saúde; disponibilizar informações de acesso público com exceção da identificação do portador e ainda enviar dados ao CadSUS.

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.