Ilhabela Meio Ambiente

Ilhabela é a primeira cidade do litoral paulista a proibir uso de canudos de plástico

Tamoios News
Foto: CMI

A Câmara de Ilhabela aprovou nesta terça(18), por unanimidade, o projeto de lei 57/2018, de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB), que proíbe a utilização dos canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais da cidade.

O prefeito Márcio Tenório, adiantou recentemente ao Tamoios News, que se o projeto fosse aprovado pelos vereadores iria sancioná-lo.

“Sou totalmente favorável. Nossa administração trabalha na questão da sustentabilidade econômica e ambiental”, afirmou, na ocasião, Tenório.

Segundo ele, o projeto pode colaborar na geração de renda e emprego, uma vez que nas comunidades de Búzios e Vitória, está sendo desenvolvido um projeto sobre utilização do bambu, inclusive, como canudos, que poderão substituir os canudos de plástico, que devem ser proibidos na ilha.

Canudos

 

Segundo a justificativa do vereador, o plástico é considerado o principal depredador dos oceanos, causando enorme dano ao meio ambiente. Os canudos, presentes em abundância nas praias, também são fontes de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

O projeto proíbe o uso dos canudos de plástico em bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. Os estabelecimentos terão o prazo de 180 dias para se adaptarem após a lei ser sancionada.

Copos de plástico

A secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães Alves, foi uma das idealizadoras do projeto, no período em que esteve como vereadora na Câmara local. Segundo Salete, a aprovação do fim do uso do canudo de plástico é apenas o começo para o projeto Lixo Zero em Ilhabela. “Queremos reduzir cada vez mais o uso de descartáveis. A próxima etapa é proibir o uso de copos de plástico”, afirmou.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.