Meio Ambiente São Sebastião

Mutirão em Juquehy retira 287 quilos de lixo em mangue e costeira

Tamoios News
Por Maria Jaislane
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Regional do bairro de Juquehy da Costa Sul do município, com o apoio da Secretária do Meio Ambiente (SEMAM), formaram um mutirão de limpeza no mangue e na costeira da praia de Juquehy, na manhã de ontem, quarta (29). 
A ação contou com a participação dos alunos da Escola Nair Ribeiro e do Grupo Mundo Outrigger de Canoa Havaiana, que juntos recolheram mais de 40 sacos de lixo, equivalente a 287 quilos de lixo, quais foram coletados durante as duas horas de limpeza.  
 
“A nossa intenção é manter a preservação das nossas praias da melhor forma possível, visamos sempre a qualidade de vida e a beleza natural das praias, rios e todo o Meio Ambiente que desfrutamos. Esse lugar tem que ser cuidado”, cita Felipe Fernandez, coordenador da Regional. 
 
O Vereador Renato (PSDB), que também acompanhou a ação, disse que fará um pedido para que a prefeitura faça também a limpeza nas ilhas, pois é um lugar onde todos vão, levam os seus produtos, mas, não trazem o lixo de volta, deixando por lá mesmo.
A professora Alícia Sarachu disse que é importante a integração dos alunos com o meio ambiente. “A ideia de traze-los para à ação é de integrá-los, uma vez que eles são a comunidade e a escola é a base dessa comunidade”, comentou. 
 
Segundo o chefe da Secretaria do Meio Ambiente, Nilton pequeno, a ideia é dar continuidade a esse serviço, não só nas praias, mas também nos rios e mangues da região.
A professora Elizangela Frederice, da Escola Nair Ribeiro menciona a importância da interação dos alunos com essa atividade e diz ser não só necessária, mas também urgente.
” Aproveitamos para colocar em pratica o que ensinamos a eles em sala de aula, a importância de identificar o ambiente onde eles vivem e entenderem que se eles não preservarem não irão ter mais, possibilitando também o contato com a natureza e visando ter uma vida de qualidade no futuro”, disse a professora.
 
“Achei muito legal participar do mutirão, assim posso ajudar de alguma forma a manter limpo a praia que também desfruto, mas por outro lado estou triste em ver a quantidade de lixo espalhado”, comentou o estudante Leonardo Souza, 12 anos.  
 
Denise Lucas, que mora no bairro, participou do mutirão. Segundo ela, foram coletados isopor, pinos de cocaína e muitas  garrafas pets, principalmente, na costeira.  
 
O comerciante, Caio Coutinho, elogiou a ação. “Acho muito importante a conscientização de limpeza em prol ao meio ambiente, principalmente na área onde as pessoas moram, se cada um fizer um pouco já é uma grande coisa”, disse.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.