Meio Ambiente São Sebastião

Prefeitura inicia Semana da Árvore com plantios de mudas e palestras

Tamoios News

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de São Sebastião instituiu A Semana da Árvore e preparou uma programação especial que teve início com plantios de mudas e palestras no Observatório Ambiental da Rua da Praia.

A ação do plantio envolveu a participação de crianças do Clube de Desbravadores Alcatrazes, do vice-prefeito Amilton Pacheco, do secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano e do secretário adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Porfírio.

Para Mansano o ato significa ensinar e mostrar a importância de uma árvore e da qualidade que ela nos proporciona. “Estamos sempre trabalhando para a mata atlântica no nosso município porque é dela que extraímos recursos vitais para nossa existência, como a água. E as árvores nos proporcionam muitas coisas como frutos e a melhora na qualidade do ar”, disse o secretário.

Para a desbravadora Bianca dos Santos, 13 anos, que já fez alguns plantios de árvores, o mundo seria bem melhor se todo mundo plantasse uma árvore sempre que tirasse uma da natureza. “Nosso planeta seria bem melhor, teríamos oxigênio de mais qualidade. É importante ter essa consciência. Adorei ter participado desse momento”, comentou.

Além do Clube de Desbravadores Alcatrazes, alunos do 5º ano da Escola Machado Rosa também participaram da palestra “Serviços socioambientais oferecidos pelas árvores”, ministrada pela gestora e analista ambiental Renata Cruz, do Instituto Conservação Costeira. Renata falou sobre os benefícios que as árvores oferecem aos seres humanos e aos animais. “A ideia é sensibilizar as crianças para que não esqueçam que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de cada um, não apenas do Governo”, destacou.

Durante a semana haverá plantio de mudas em inúmeros bairros da Costa Norte a Costa Sul da cidade. No total serão plantadas 133 mudas. As mudas que estão sendo plantadas são nativas e frutíferas provenientes do Viveiro Municipal.

O evento é uma realização da Prefeitura, em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação e as Divisões Socioambiental e de Pesca e Abastecimento da SEMAM, em parceria com as ONGs Projeto Garoçá, Projeto Viração, Desbravadores, Instituição Conservação Costeira (ICC), Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião e Instituto Verdescola.

Confira a programação das palestras que seguem até o dia 21 de setembro no Observatório Ambiental:

Terça-feira – 18 de setembro

9h às 11h30 – Pagamento por Serviços Ambientais
Palestrante: Anderson José Vitorino Ribeiro – Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião

14h às 16h30 – Recuperação de Nascentes
Palestrante: Marques Silva da Conceição – Biólogo e Educador do Verdescola

Quarta-feira – 19 de setembro

9h às 11h30 – Importância da Mata Atlântica
Palestrantes: Denis Alberto e Fernanda Cestani – Representantes do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião

Quinta-feira – 20 de setembro

9h às 11h30 – Incêndios Florestais e a Importância da Brigada de Incêndio Municipal
Palestrante: Wagner Barroso – Agente da Defesa Civil de São Sebastião

 

Sexta-feira – 21 de setembro

 

9h às 11h30 – O Viveiro Municipal aos Olhos do Viveirista Luis
Palestrante: Luis Rodrigues – Coordenador do Viveiro Municipal

 

13h às 14h – Vídeo Ambiental Educativo

 

14h às 16h30 – Importância das Matas Ciliares

Palestrante: Fernando de Almeida Domingues Lemes – Biólogo e Educador do Verdescola

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.