Ilhabela Navios

Ilhabela: Navios de cruzeiros receberão autoridades para visita técnica

Tamoios News

Visita foi proposta pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos que explicará sobre as regras de saneamento adotadas pelas embarcações

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, irá visitar navios de duas companhias de cruzeiros para conhecer as políticas e sistemas de saneamento.

As visitas técnicas estão previstas para os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro e deverão contar com a presença de autoridades de fiscalização ambiental, representantes da municipalidade e sociedade civil.

A questão ambiental foi apontada para a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), que fará uma explanação sobre regras internacionais de saneamento.

“Não se trata da política de uma empresa de navio, é uma política do segmento, que trabalha com segurança para não destruir o ambiente”, explica o secretário Ricardo Fazzini.

Recentemente, um parecer da Cetesb desmentiu mais uma falsa notícia de poluição provocada por “rede de esgoto de navio”, divulgada em redes sociais. Desde o início do aparecimento da mancha na água do mar, próxima à Ilha das Cabras, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente explicaram que a floração ocorre devido ao excesso de nutrientes e logo após chuvas e ventos intensos na costa.

Overtourism

A pasta também questionou as companhias sobre cruzeiros de fretamento de grupos, como houve no dia 19 de dezembro, quando o porto de Ilhabela recebeu um navio com mais de 2500 jovens. “Solicitamos informações sobre qualquer fretamento de grupos acima de 200 pessoas, para destiná-los para pontos turísticos corretos, locais com infraestrutura e ativar melhor o serviço de receptivo”, disse o secretário.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.