Cidades Ilhabela Notícias

APAE realiza carreata ‘Setembro Verde’ em Ilhabela

Tamoios News
Fotos: Divulgação / APAE

APAE Ilhabela realizou na última quinta-feira (17), a carreata “Setembro Verde” no município, uma das ações referente ao dia Nacional das Pessoas com Deficiência (21 de setembro). A saída da ação aconteceu na praça Alan Kardec, com a participação de muitos pais de alunos da instituição, junto à população que se uniram nesse ato de amor.

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência moram nos países em desenvolvimento ou emergentes, como o Brasil. Por aqui, mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que, em todo o mundo, 150 milhões de crianças menores de 18 anos têm alguma deficiência. Mas o que não é apresentado em nenhuma estatística ou pesquisa é a quantidade de pessoas que sofrem preconceito e discriminação, uma situação não restrita às pessoas que têm deficiência. E se pensarmos nas crianças, essa é uma realidade ainda mais cruel.

Portanto, o recado para este 21 de setembro, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, é que é possível ter-se uma vida plena cheia de realizações quando reduzimos as barreiras, basta ver o número de casso de pessoas que venceram os obstáculos em provas esportivas e ou melhorias no seu dia a dia, buscando mais qualidade em sua rotina.

Fotos: Divulgação / APAE

“ Foi uma tarde prazerosa e diferente. Agradecemos a parceria da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, Saúde e do Trânsito; que mais vez estiveram conosco no auxílio deste evento”, disse Denise Moreira, diretora da APAE de Ilhabela.

*Informações da Prefeitura de Ilhabela