Cidades Notícias Ubatuba

Aplicação de dose de reforço contra Covid-19 para idosos de Ubatuba será nas unidades de saúde

Tamoios News

Os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) darão continuidade à aplicação da dose de reforço ou dose adicional da vacina contra Covid-19 conforme o calendário do governo do Estado de São Paulo.

Assim, a partir de 20 de setembro, pessoas com 80 anos ou mais de idade e imunossuprimidos graves poderão receber a dose de reforço desde que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses em Ubatuba. Já as pessoas com 70 anos ou mais poderão receber o reforço a partir de 27 de setembro. É preciso apresentar o certificado de vacinação comprovando o recebimento das doses em Ubatuba, além do documento com foto. No caso de pacientes imunossuprimidos graves, é preciso também apresentar o relatório médico das primeiras doses.

Imunossuprimidos graves incluem os indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente maior que 10mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; neoplasias hematológicas.

A dose de reforço deverá ser agendada junto ao posto ESF mais próximo da residência. A aplicação de doses adicionais acontecerá às segundas-feiras nas unidades Itaguá, Estufa 1, Estufa 2 e Estufa 2-A, Sesmaria, Cícero Gomes, Perequê-Açu, Jardim Carolina, Marafunda, Ipiranguinha e Horto.

As unidades do Taquaral ao extremo norte do município agendarão a dose de reforço às quintas-feiras. Já as unidades do Perequê-Mirim ao Sertão do Araribá e Tabatinga atenderão às sextas-feiras.

É preciso entrar em contato com a unidade de saúde ou o agente comunitário de saúde para agendar a vacina. Endereços e telefones dos postos estão disponíveis na página internet da Prefeitura de Ubatuba.

Até o 16 de setembro, um total de 169 idosos com mais de 85 anos receberam doses de reforço contra a Covid-19.

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba