Caraguatatuba Cidades Ilhabela Notícias São Sebastião Ubatuba

Boletim informa sobre a situação das praias do litoral norte com relação à presença de lixo

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

O Boletim do Lixo foi desenvolvido pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, com o objetivo de informar mensalmente a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo.

Assim, foram determinadas quatro categorias (metodologia proposta por Earll et al., 2000(1), adaptada para nossa região) as quais: Ausente: não há evidência de lixo; Traço: predominantemente ausente, com a presença de alguns itens espalhados; Inaceitável: amplamente distribuído com algumas acumulações; Caótico: pesadamente contaminado com várias acumulações.

Em novembro de 2020 foram monitoradas 132 praias do litoral Norte de São Paulo, sendo 57 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 29 na Ilhabela.

Ao longo do período, em 96 praias do litoral norte (72,7%) continham alguma evidência de lixo e foram classificadas na categoria “Traço”, seguido do “Ausente” (20,5 %) e 6,8 % que se classificaram como inaceitável. De acordo com a média mensal, nenhuma praia foi classificada como “Caótico”.

Ao longo do mês, em Ubatuba, foram realizados 1650 registros, 73,5% classificados como “Traço”, seguido do “Ausente” (19,9%), Inaceitável” (5,8%) e “Caótico” (0,7%). Em Caraguatatuba, de 450 registros, 55,6% foram classificados como “Traço”, seguido do “Inaceitável” (39,3%), “Caótico” (4,7%) e “Ausente” (0,4%). Em São Sebastião, de 930 registros, 47,6% foram classificados como “Traço”, seguido de “Ausente” (46,9%) e 5,5% inaceitável. Em Ilhabela, de 868 registros, 62,7% indicaram a categoria “Traço”, seguido de “Ausente” (36,4%) e “Inaceitável” 0,9%. Situações classificadas como “Caótico” foram registradas pontualmente neste mês em Ubatuba e Caraguatatuba.

Neste mês, as situações classificadas como “Caótico” foram registradas somente nos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba, onde após períodos de chuva e em meio a uma grande quantidade de matéria orgânica foram encontrados diversos resíduos, principalmente fragmentos de plástico, além de outros como, embalagens, itens descartáveis, e que devem ser levados em consideração na análise, pois uma vez que retornem ao mar continuarão como ameaça à vida marinha. Exemplos destas situações podem ser visualizado abaixo:

Foto: Instituto Argonauta

Foto: Instituto Argonauta

Devido às medidas preventivas decretadas para pandemia (COVID-19) e, reforçando a segurança com a equipe, a partir do dia 25/03/2020 a coleta dos resíduos sólidos ficou suspensa, no entanto a avaliação do grau de contaminação da praia (ausente, traços, inaceitável e caótico) continua como de costume.

O boletim do lixo pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição: https://institutoargonauta.org/publicacoes/

*Fonte: Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba