Cidades Ilhabela Notícias

Câmara recebe secretário para tratar do encerramento do aterro municipal e da gestão dos resíduos sólidos

Foto: CMI

A Câmara de Ilhabela recebeu na última sexta-feira (07), o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, para uma apresentação das ações sobre a gestão dos resíduos sólidos e Aterro Municipal.

Na ocasião o secretário relatou algumas das ações que vem sendo desenvolvidas para readequação do Aterro, em conformidade ao Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado com a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Ministério Público, para que o Aterro Municipal possa ser encerrado.

Está em execução a geometrização dos maciços, correção topográfica dos taludes, com novos retaludamentos do passivo orgânico, gerando uma superfície coberta com solo compactado. Também está sendo realizada a canalização e drenagem do chorume e da água pluvial, além da revegetação do local. De acordo com Chico Graziano, essas ações devem ser concluídas até o final deste ano. Paralelamente, está em andamento a construção do novo Centro de Triagem.

Após o encerramento do Aterro, está previsto que o local abrigue uma usina de compostagem, um triturador de resíduos de construção civil – RCC, o novo Viveiro Municipal e um Orquidário.

Durante a ocasião, outras pautas foram levantadas pelos vereadores, como o funcionamento da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, ações de combate ao desmatamento e invasões de áreas de preservação ambiental, coleta seletiva, a disposição dos resíduos e a implantação de pontos de coletas.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário municipal, a presidente da Casa, Vereadora Diana Matarazzo e os parlamentares Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro), Felipe Gomes, Alexander Augusto (Leleco Augusto), Thiago Souza (Dr Thiago) e José Pereira (Zé Preto).

*Fonte: Câmara de Ilhabela