Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba segue com vacinação contra Covid-19 e aplica primeira, segunda e dose adicional

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes/PMC

Caraguatatuba segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta semana. A primeira dose é aplicada em qualquer pessoa com mais de 12 anos. A segunda é ofertada para aquela que necessite completar o esquema vacinal.

A primeira dose só é aplicada por meio do ‘Vacina Caragua’. Para se vacinar, o cidadão deve estar devidamente agendado pelo aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. Não serão feitas vacinas de primeira dose sem o agendamento do aplicativo.

O município ainda aplica a dose adicional (dose de reforço ou terceira dose) para qualquer adulto com mais de 18 anos. Para receber a dose adicional, é fundamental ter completado o esquema vacinal com a segunda dose há pelo menos quatro meses, independente do imunizante aplicado.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população verificar a data de aplicação da segunda dose. Ela pode ser encontrada no cartão de vacinação Covid-19 físico e online (Conecte SUS ou aplicativo do Poupatempo).

Vale ressaltar que o intervalo continua o mesmo para pessoas com imunossupressão. Todas devem receber a dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que para a dose adicional poderá ser utilizado o imunizante que estiver disponível na unidade de saúde (Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca).

Pessoas que completaram o seu esquema vacinal com a vacina Janssen (dose única) podem receber a dose adicional com pelo menos dois meses (61 dias).

Devido à baixa procura da dose adicional da Janssen nos postos de vacinação,  a aplicação do imunizante deverá ser agendada. A pessoa deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima de sua residência, com exceção do bairro Tabatinga, para realizar o agendamento.

Não é necessário fazer agendamento para ser vacinado com segunda dose e dose adicional de outros imunizantes. Porém, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação Covid-19.

Até terça-feira (4), Caraguatatuba recebeu 245.190 doses de vacina contra a Covid-19 e aplicou 231.265. Dessas, 103.860 são referentes a primeira dose, 104.915 a segunda ou dose única e 23.482 são de terceira dose.

Confira abaixo os intervalos da segunda dose (Pfizer, Astrazeneca e Coronavac)

  • Pfizer: para adultos com mais de 18 anos o intervalo é de 21 dias (três semanas). Menores de 18 anos recebem a segunda dose com 56 dias (oito semanas);
  • CoronaVac: 21 dias;
  • Astrazeneca: 56 dias (oito semanas).

Locais e horário

As doses contra a Covid-19 são aplicadas somente nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entretanto, o horário continua o mesmo, das 8h às 15h.

As UBSs são: UBS Ademir Reis (Perequê Mirim), UBS José Maurício Borges (Perequê Mirim), UBS Porto Novo, UBS Morro do Algodão, UBS Tinga, UBS Jaraguazinho, UBS Rio do Ouro, UBS Sumaré, UBS Casa Branca e UBS Jetuba.

Alteração: A partir do próximo dia 6, vacinação na UBS Massaguaçu será realizada na Paróquia Nossa Senhora da Visitação que está localizada na Rua Pescador Manoel Marcondes Sodré, nº 75.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba