Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba abre concorrência pública para obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a concorrência pública para as obras do enrocamento na foz do Rio Juqueriquerê. O prefeito Aguilar Junior autorizou a abertura do processo na última semana.

O empreendimento tem como principal objetivo melhorar a drenagem do município, além de proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira e melhorar a navegação de embarcações no local. A licitação é na modalidade Concorrência Pública nº 15/2021 – Edital Nº 185/2021 e pode ser acessada pelo link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/licitacoes/licitacao/2350.

“Além de gerar mais empregos, as obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê impactarão na drenagem da região Sul de Caraguatatuba. Meu compromisso sempre será conduzir nossa cidade para frente e tenho certeza que essa obra irá nos gerar grandes frutos”, disse o prefeito Aguilar Junior.

“Nos últimos quatro anos me dediquei com vontade em cada etapa do processo da obra, desde a formulação do projeto à permissão ambiental concedida pela Cetesb e agora é uma grande alegria iniciar o processo licitatório”, complementa.

De acordo com a Secretaria de Obras, o processo de concorrência das empresas deve durar de dois até três meses. A expectativa é que a ordem de serviço para início das obras seja assinado pelo prefeito de Caraguatatuba ainda em 2021.

O Rio Juqueriquerê é um dos mais importantes do Litoral Norte, sendo o maior rio navegável da região com cerca de 15 km de extensão.

Enrocamento

A obra do enrocamento da foz do Rio Juqueriquerê será contemplada por dois molhes (muros de pedras). De acordo com o projeto do empreendimento, o muro de pedra sul será o maior, com 1.366 metros de comprimento. O muro de pedra norte terá 1.204 metros de comprimento, além de 1,5 metro de profundidade cada.

Os dois muros terão distância de 180 metros na área de amarração entre a praia e o encontro do rio. No alto mar, os muros afunilam e chegam a cerca de 100 metros de distância entre um e outro.

A obra impactará o sistema de drenagem existente no município, além de proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira da Boca da Barra (região em que o Rio Juqueriquerê e o mar se encontram).

O empreendimento beneficiará ainda os munícipes e turistas que visitam a cidade, proporcionando ainda melhorias nas condições de tráfego de embarcações e o desassoreamento do rio.

Ainda segundo o projeto, a obra prevê investimento de cerca de R$ 41 milhões.

Após o fim da licitação e com a ordem de serviço autorizada, o contratante vencedor da Concorrência Pública terá 27 meses para a conclusão da obra.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba