Caraguatatuba Cidades Notícias

Caraguatatuba reforça orientações para funcionamento de comércios não essenciais

Tamoios News

O último fim de semana foi marcado por mais uma rodada de fiscalização por parte dos agentes da Prefeitura de Caraguatatuba. Com a permissão de entrada do consumidor, o foco foi reforçar as necessidades de seguir as regras determinadas pelo decreto municipal 1.446, de 9 de abril de 2021. Foram mais de 440 estabelecimentos fiscalizados.

Uso obrigatório de máscaras, entrada de apenas um membro da família em supermercados, controle de pessoas dentro dos estabelecimentos foram algumas das orientações passadas pelos fiscais das Secretarias de Urbanismo (Posturas), Fazenda (Comércio) e Saúde (Vigilância Sanitária), além das equipes do Procon.

O que chamou a atenção, principalmente dos fiscais do Procon, que estiveram em 25 estabelecimentos, foi a quantidade de máquinas de cartões de débito/crédito desprotegidas. Os responsáveis foram orientados a colocar plástico nelas e fazer a limpeza com álcool gel após o uso de cada consumidor.

Dos mais de 440 estabelecimentos vistoriados, apenas um restaurante foi autuado pela Vigilância Sanitária, pois não tinha licença para funcionar. Houve, ainda, a retirada de uma barraca de camping na Praia do Centro e orientação aos feirantes da Feira do Rolo, que ainda não têm liberação.

As equipes da Secretaria de Urbanismo estiveram nos quiosques das praias Mococa, Cocanha, Martim de Sá, Prainha, Indaiá e Aruan, além do Condomínio Costa Verde Tabatinga, para verificar se os prestadores de serviço estavam cumprindo os protocolos sanitários. Elas ainda atenderam 15 denúncias de perturbação de sossego geradas pelo Canal 156.

Com base no decreto, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão liberou, ainda no sábado, os estacionamentos ao longo das orlas, assim como a subida a pé e de bicicleta nos pontos turísticos como Morro Santo Antonio e Morro do Camaroeiro.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba