Caraguatatuba Cidades Notícias

Cemitério Municipal de Caraguatatuba mantém protocolos sanitários no Dia de Finados

Tamoios News

O Cemitério Municipal Recanto das Flores fica aberto ao público no próximo Dia de Finados, das 7h às 18h, no Indaiá, em Caraguatatuba. O uso de máscaras é obrigatório conforme os Decretos Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020, e Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020.

No dia 2 de novembro, a equipe do Cemitério Municipal controlará de acesso dos visitantes com gradis e filas na entrada lateral onde fica o estacionamento como ocorreu no ano passado. Haverá álcool em gel para higienização do público.

Durante a semana, os funcionários da Secretária de Serviços Públicos (Sesep) executam serviços de roçada, capina, pintura de guias e limpeza com objetivo de preparar o local para a visitação. Para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, as pessoas não devem levar vasos de plantas enrolados com celofane e outros materiais impermeáveis ou qualquer recipiente que acumule água.

Haverá uma tenda para venda de flores e velas na entrada do cemitério.

Missas

As missas na Capela da Ressurreição, no interior do Cemitério Recanto das Flores nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h, 12h (terço), 13h, 15h e 17h. Representantes das paróquias vão higienizar as cadeiras após as celebrações e monitorar o distanciamento social. Tendas estarão montadas para os fiéis.

O Cemitério Municipal Recanto das Flores está localizado na Avenida Rio Branco, 686, no Indaiá. O telefone é o (12) 3882-6731

Bela Vista Cemitério Parque (Jetuba)

O Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, funciona na terça-feira (2/11), das 8h às 17h. Quem for homenagear os entes que partiram, precisa seguir as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e utilizar máscara. A Paróquia Nossa Senhora da Visitação, sediada no Massaguaçu, celebra missas às 9h e às 16h, no local.

O Bela Vista Cemitério Parque fica na Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000, no Jetuba. Mais informações pelo telefone (12) 3884-3958. O atendimento nos dias úteis é das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

Santo popular

O túmulo mais visitado do Cemitério Municipal Recanto das Flores, no Indaiá, é o do recém-nascido Jean Pierre Thot, ou simplesmente Jean Pierre. Ao menino, filho de pais estrangeiros, foram atribuídos milagres desde o seu falecimento em decorrência de pneumonia no dia 4 de julho de 1.959, na Casa de Saúde Stella Maris.

Sepultado no túmulo 3.030 do Cemitério Municipal, a data de sua morte foi descoberta pela ex-funcionária do local, Claudice de Carvalho, em 1984.

Considerado um anjo por ter vivido apenas 36 dias, o bebê é mais uns dos santos populares brasileiros como o cearense Padre Cícero (Padim Cíço). Além das tradicionais flores, muitos visitantes costumam deixar brinquedos na sepultura do menino.

Missas do Dia de Finados nos Cemitérios de Caraguatatuba

Cemitério Municipal do Indaiá (Recanto das Flores)

7h – Paróquia Santa Teresinha

9h – Catedral do Divino Espírito Santo

11h – Santuário Diocesano de Santo Antônio

12h – Terço: Catedral do Divino Espírito Santo

13h – Paróquia São João Batista

15h – Paróquia Nossa Senhora da Glória

17h – Paróquia São José

Endereço: Avenida Rio Branco, 686 – Indaiá/ (12) 3882-6731

Bela Vista Cemitério Parque – Jetuba

9h e 16h – Paróquia Nossa Senhora da Visitação

Endereço: Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000 – Jetuba/ (12) 3884-3958

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba