Cidades Notícias

Cidades do Litoral Norte já confirmaram 1.609 casos de dengue em 2021

Foto: Agência Brasil

Com a chegada da primavera, caracterizada por temperaturas mais altas e início das chuvas na região é importante ficar atento e intensificar as ações de controle ao Aedes aegypti, pois as altas temperaturas e acúmulo de água aceleram o ciclo reprodutivo e de desenvolvimento do mosquito. Até setembro, as cidades do Litoral norte já confirmaram 1.609 casos de dengue.

 Ilhabela

Em Ilhabela, os dados mais recentes datam de 23 de setembro, com 2.482 notificações, 726 casos confirmados e 31 casos aguardando confirmação. Em todo o ano passado a cidade teve 430 casos confirmados. Das quatro cidades do Litoral Norte, Ilhabela é a que apresenta mais casos de dengue confirmados. 

Caraguatatuba

De acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba, em 2021 foram notificados 794 casos, com 69 casos confirmados e 1 morte. A confirmação mais recente do município foi no Morro do Algodão no mês de setembro. Em todo o ano de 2020, 704 casos de dengue foram confirmados no município.

Ubatuba

A prefeitura de Ubatuba divulga o boletim arboviroses com os números dos casos de dengue no município. A atualização mais recente data de 20 de setembro. São 3.295 notificações, destes 2.799 já foram descartados, 422 casos confirmados e 74 ainda em investigação. A prefeitura confirma 4 casos de Zika e não tem casos de Chikungunya confirmados.

O boletim aponta os meses de março e abril com o maior número de confirmações. Foram 125 casos de dengue em março e 121 em abril. Os bairros com maior índice são o Centro com 68 confirmações, seguido do Ipiranguinha com 64 casos e o Taquaral com 20.

São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião divulga o Boletim da Covid com atualizações diárias sobre os casos de Coronavírus no município e junto também estão disponíveis os casos de dengue. Segundo atualização mais recente, de 23 de setembro, foram notificados 2.545 casos de dengue no município, com 392 confirmações, 3 casos em investigação e 1 óbito confirmado. O boletim não especifica a qual período se referem esses números ou mesmo em quais bairros há mais confirmações na cidade. A prefeitura foi questionada, mas não retornou até o fechamento desta matéria.

Para ajudar a diminuir os casos de dengue, lembre-se de praticar ações no dia a dia que impedem que o mosquito Aedes aegypti se reproduza. Tampe tonéis e caixas d’água, mantenha as calhas sempre limpas, limpe ralos e cubra-os com tela, coloque areia em vasos de plantas, entre outras. Com pequenas atitudes diárias todos podem contribuir para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito.