Cidades

Abaixo assinado deve cobrar melhorias na internet do Litoral Norte

Tamoios News

Intenção é organizar um documento online para forçar empresas prestadoras de serviço a melhorar a qualidade da banda larga nas quatro cidades

Por Josiane Bittencourt, de Caraguatatuba

Com uma velocidade média de no máximo 15 megabytes, a internet de banda larga nas quatro cidades do Litoral Norte chega a ser motivo de piada se comparada com as velocidades ofertadas pelas principais empresas de telefonia do país.

Diante de tal dificuldade de que o problema afeta indiretamente o setor turístico da região, representantes do segmento de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião devem lançar, em breve, um documento eletrônico com o objetivo de angariar assinaturas e forçar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a cobrar melhorias e investimentos pesados no que diz respeito a internet para a região.

A decisão de criar o documento ocorreu na última semana, durante o encontro entre os secretários municipais de Turismo – realizado na cidade de São Sebastião. Na ocasião, ficou definido que as quatro cidades iniciariam um abaixo-assinado online para que a Anatel e a empresa privada Vivo tomem providências reais com relação à qualidade do serviço.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Caraguatatuba (Comtur), Rodrigo Tavano, as cidades já fizeram um questionamento, mas as respostas foram insatisfatórias. “Questionamos a Anatel que nos respondeu ter notificado a Vivo. A empresa, por sua vez, só limitou-se a nos dizer que trabalha para melhorar a qualidade do serviço, o que para nós é uma verdadeira piada”, disse.

Foto: André Santos

Ainda segundo Tavano, a intenção é que o abaixo assinado seja online e alcance o maior número possível de assinaturas nas quatro cidades. “Vivemos em uma região turística e é fundamental oferecer aos nossos hospedes e também aos moradores uma internet banda larga de qualidade”

Questionada pelo Tamoios News sobre a internet, a operadora Vivo informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que oferece o plano Vivo Internet nas quatro cidades do Litoral Norte com velocidades de até 10MB.

A operadora informou ainda que, além da internet fixa, também oferece serviços móveis via 4G. “A tecnologia 4G é a mais avançada em cobertura de rede móvel, permite o acesso à internet em altíssima velocidade e foi lançada na região no final de 2016. A rede 4G da Vivo pode ser utilizada em tablets, com a colocação do chip, ou em notebooks e computadores por meio de equipamentos específicos”, diz a empresa.

Ainda de acordo com a operadora, para 2017 há plano de expansão da rede móvel nos quatro municípios. “Para 2017, a operadora possui plano de expansão da rede móvel nos quatro municípios que vai aprimorar ainda mais a qualidade de sinal e oferecer a cada dia uma melhor experiência aos moradores da região”, finaliza a nota.

4 Comentários

  • Bom como tudo que é político demora muito, estou criando HJ esse abaixo assinado, pois se for esperar só no próximo século teremos uma internet banda larga (poucos sabem mas 10GBps não é considerado banda larga) sei que não vai adiantar muito mas vamos tentar mais um pontapé para ver se vai! logo estará nas redes sociais o abaixo assinado..

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.