Cidades Notícias Ubatuba

Após carta de repúdio de associações, corrida na costa sul de Ubatuba é adiada

Tamoios News

A prova de corrida chamada “Desafio 28 Praias”, organizada pela empresa “on.track”, que estava marcada para o próximo dia 9 de abril, foi adiada. O comunicado oficial foi dado na tarde desta quinta-feira (31/03), pelo Instagram. 

A decisão foi tomada após a organização receber uma carta de repúdio de associações de bairros da região sul de Ubatuba (Caçandoca, Maranduba, Lagoinha, Oeste, Peres, Bonete, Fortaleza, Brava da Fortaleza, Praia Vermelha do Sul e Praia Dura), que formalizaram reclamações já levantadas pelos moradores anteriormente. 

Segundo as associações, a prefeitura e a organização do “Desafio 28 Praias” não consultaram as comunidades inseridas no percurso deste desafio, que já teria mais de 2.400 inscritos. O documento também menciona que a corrida causa impactos, dificulta a locomoção dos moradores e danifica os caminhos de servidão das comunidades. 

Para as associações, deve haver uma definição da quantidade de vagas para as corridas de aventuras em trilhas, feita a partir de estudos de capacidade de carga, além de estudos e ações mais profundas sobre os impactos socioambientais desses eventos. Elas destacam que a corrida passa por territórios de comunidades tradicionais e Áreas de Preservação Permanente sensíveis, com presença de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. As comunidades reivindicam serem consultadas sobre a realização de eventos e atividades em seus territórios e integradas à construção dessas atividades. 

A prefeitura disse que: “De acordo com informações da Secretaria de Esportes e Lazer, a organização do evento procurou a pasta para alinhar a elaboração da prova, quando foi explicado todo o processo de alvará que a Prefeitura implantou. Seguindo os procedimentos, foi aberto um protocolo que estava tramitando na prefeitura. Durante a realização da visita técnica, foi feito contato com as comunidades tradicionais, que teceram alguns apontamentos quanto à realização da prova. A organização elaborou um novo trajeto, porém, que utilizava um trecho de propriedade particular e, ao fazer contato com o proprietário, a alternativa foi barrada. Por isso, a organização achou melhor adiar o evento”. 

No comunicado de adiamento da prova, a organização disse que foi pega de surpresa e que “está focando esforços nos municípios de Ilhabela e São Sebastião para que acolham o evento, atletas e familiares”.

Veja o vídeo divulgado pela organização:
https://www.instagram.com/p/CbxmTGDtih7/