Cidades São Sebastião

Atividades sobre resíduos sólidos movimentaram ‘Semana Lixo Zero’ em São Sebastião

Tamoios News

De 23 a 30 de outubro aconteceu a primeira Semana Lixo Zero de São Sebastião. Foram realizadas oficinas, painéis sobre o tema lixo, ações de limpeza de praias, gravimetria dos resíduos coletados, remada lixo zero e lives nas redes sociais. As ações aconteceram nas praias da Enseada, Cigarras, Centro, Guaecá, Boiçucanga, Camburi e Boracéia e contaram com a participação moradores que se envolveram voluntariamente no movimento São Sebastião Lixo Zero.

A proposta desse movimento é sensibilizar a população sobre a quantidade de resíduos que produzimos que hoje tem destino nos aterros sanitários de Jambeiro e Cubatão e se perde para sempre. Grande parte desses resíduos não precisaria virar lixo. As sobras de alimentos poderiam ser “devolvidas” à terra na forma nobre de adubo se passassem pelo processo de compostagem. Seria mais justo ecológica e economicamente.

No dia 23, no sertão de Camburi, aconteceu uma Oficina de Compostagem Doméstica, ministrada por Tatiana Araujo e com o apoio da Ingrid Reis da Rede Brotar. Na Praia da Enseada, no mesmo dia foi apresentado o Painel Artivista, sobre lixo de campanha, com Samuel Costa.

Na manhã do dia 24, as pessoas puderam acompanhar ao vivo pelo instagram @sslixozero uma visita à Cooperativa de Reciclagem de São Sebastião, para conhecer o trabalho dos cooperados e aprender mais sobre o que é ou não reciclável. Nesse mesmo dia, foi a vez da chef Adriana Saldanha contar a sua experiência de implantar o programa Lixo Zero no espaço gastronômico Brasileira Gourmet.

No dia 25, a moradora de Boiçucanga Helena Mantovani coordenou uma ação de mutirão de limpeza e gravimetria (caracterização por tipos) na área costeira perto do rio onde há uma grande concentração de lixo. Foram retirados 160 kg de lixo, sendo principalmente plástico e isopor. Nesse mesmo dia, Melina Prestes promoveu uma oficina de confecção de placas para sensibilizar turistas e frequentadores da Praia de Guaecá sobre a importância do descarte correto dos resíduos. No dia 25, à noite, foi a vez de Rodrigo Polacow, presidente da Associação Cigarras Viva, contar como a associação procura sensibilizar moradores, frequentadores, comerciantes e ambulantes, para as boas práticas de gerenciamento de resíduos no bairro.

No dia 26 de manhã, Tiago Reis organizou uma Remada Lixo Zero, para, de forma lúdica, coletar o lixo e o microlixo da praia.

No dia 27, a Praça da Alegria de Boiçucanga recebeu artistas, como Yara Amaral e Cauê Freitas,, e moradores com o propósito de revitalizar o lugar. Pinturas criativas foram feitas nos muros e em todo o espaço público, deixando o local mais alegre. Foram também confeccionadas 30 placas de sensibilização reutilizando madeira de descarte. A pista de skate recebeu a primeira caixa coletora de bitucas com o apoio de moradores e comerciantes do bairro. Todas as bitucas coletadas serão encaminhadas para a reciclagem.

“São Sebastião Lixo Zero foi uma inspiração para mim. Com a ajuda de amigos, do meu marido e de moradores de Boiçucanga conseguimos transformar espaços públicos sujos em ambientes agradáveis. Temos muito o que fazer pelo bairro, mas tenho certeza que basta ter boa vontade que as coisas boas acontecem”, comenta Helena Mantovani.

No dia 29, a aluna da ETEC Meio Ambiente, Jheniffer Alves, apresentou o processo de compostagem termofílica mostrando como podemos transformar sobras de comida em um adubo de excelente qualidade para nutrir a terra e produzir alimentos. No dia 29, à noite o Professor Marcos Rogério, da Escola Estadual Josepha Sant’anna, contou a experiência da compostagem e horta na escola, com resultados incríveis envolvendo os alunos.

E durante toda a semana a comunidade de Boracéia realizou rodas de conversa sobre o movimento Lixo Zero na Escola Municipal Wilma Aparecida, com o apoio da Associação de Moradores de Boracéia.

Movimento São Sebastião Lixo Zero – Pessoas que querem uma cidade mais sustentável e justa para todos. Um movimento apartidário engajado em construir uma cidade Lixo Zero.

Contato para mais informações – saosebastiaolixozero@gmail.com / (12) 99676-7711