Cidades Meio Ambiente

Audiência Pública do ZEE ‘Zoneamento Ecológico do Estado de SP’ acontece hoje

Tamoios News
Foto: Divulgação SIMA/SP

Um dos mais importantes instrumentos de gestão e ordenamento territorial do Estado de São Paulo, o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), será apresentado à sociedade. Com o objetivo de coletar sugestões e prestar esclarecimentos, no dia 03 de agosto, às 17h, será realizada a audiência pública, em formato híbrido, na sede do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e plataforma de transmissão.

Saiba mais em áudio

O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Gil Scatena, explica em áudio o que é o ZEE, como é feita sua elaboração, seus objetivos e os impactos positivos para a população.
https://we.tl/t-TvNKqbLkuF

Para participar virtualmente, basta se inscrever no link:
https://tinyurl.com/consemazee

Sobre o ZEE

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento técnico e político de planejamento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal n° 6.938/1981) e na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Estadual n° 13.798/2009), que estabelece diretrizes de ordenamento e gestão do território, considerando suas características ambientais e a dinâmica socioeconômica.

De responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o ZEE tem como principal objetivo sinalizar as potencialidades econômicas e as vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas do território paulista, contribuindo para orientar estrategicamente diversos investimentos públicos e privados, bem como as políticas públicas prioritárias, além de fornecer informações integradas e atualizadas em base de dados geoambientais, e contribuir para a gestão do desenvolvimento regional sustentável.

A elaboração do ZEE é guiada por cinco diretrizes estratégicas, que foram estabelecidas com base em uma análise das principais demandas e desafios ambientais e socioeconômicos enfrentados no Estado de São Paulo. São elas: Resiliência às mudanças climáticas, Segurança hídrica, Salvaguarda da biodiversidade, Redução de desigualdades sociais e Economia competitiva e sustentável. A implementação dará suporte ao atendimento dessas cinco diretrizes, refletindo em desenvolvimento social e econômico, no incremento da qualidade ambiental do Estado e, consequentemente, no bem-estar de seus habitantes.

Saiba mais em:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/portalzee/

Fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado de SP