Cidades Notícias Ubatuba

Balão cai no mar em área de preservação em Ubatuba

Tamoios News

Polícia Militar Ambiental Marítima de SP flagrou Crime durante “Operação Tiradentes”, realizada no último fim de semana em todo litoral paulista.

OPERAÇÃO
Na data de ontem (24), ocorreu o término da Operação Tiradentes, desencadeada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com foco na segurança e manutenção da ordem pública em todo o Estado. A Polícia Militar Ambiental Marítima, subordinada ao 3ºBPAmb, realizou policiamento ostensivo e preventivo pelas águas de todo o litoral paulista, que se iniciou em 20 de abril.

BALÃO CAI EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Além das dezenas de abordagens, vistorias e fiscalizações realizadas durante os últimos cinco dias nas águas do Litoral de São Paulo, desde a divisa com os Estados do Rio de Janeiro e Paraná, em diversos tipos de embarcações, sejam pesqueiras e esporte recreio, um enorme Balão foi visualizado pelos Policias Militares, caindo próximo a Ilha do Prumirim, no município de Ubatuba, na tarde do dia 22, última sexta-feira. De imediato, a equipe, a bordo da lancha-patrulha da PM, se deslocou, acompanhando o balão, que caiu no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte – APAMLN e rapidamente iniciaram a retirada do objeto, que, por ser confeccionado em sua maior parte de papel, se desfaz quase de imediato no meio aquático, dificultando sua total retirada e prejudicando o meio ambiente, sobretudo a fauna marinha que acaba se alimentando dos resíduos, confundindo-os com algas marinhas.

Na ocasião, nenhuma embarcação foi em direção ao local para “resgate” do balão, não sendo possível identificar o(os) responsável(eis) até o momento. Ocorrência apresentada na delegacia Sede do Município e o material recolhido, em sua grande maioria alumínios e cordas, foram apreendidos na sede desta unidade especializada.

A ação, além de configurar Crime Ambiental, conforme o Artigo 42 da Lei 9.605/98, está tipificado também no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, por “Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea”.

Sua ajuda é fundamental, DENUNCIE!!!
Litoral Norte 12 3842-0123 / 12 3842-0355
Litoral Centro 13 3348-4774 / 13 3348-4773
Litoral Sul 13 3853-5750

_Nos siga no Instagran e acompanhe nossas ocorrências: _
@PMAmbientalMarítima_Litoral_SP

Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida!

Comunicação Social da Polícia Militar Ambiental Marítima de SP