Caraguatatuba Cidades

Captura de camarão está liberada no Litoral Norte

Tamoios News

Terminou no dia 31 de maio o período da defeso do camarão, período de três meses em que a captura é proibida para a reposição do estoque pesqueiro.

O período de defeso do camarão, que proíbe a pesca na modalidade de arrasto e a captura de algumas espécies a fim de preservá-las, se encerrou em 31 de maio, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Regulamentado pela Instrução Normativa IBAMA nº 189, de 23/09/2008, o período de defeso do camarão se iniciou em 1º de março.

Nesse período estavam proibidos a pesca do camarão-rosa, camarão-branco, camarão-sete-barbas, barba-ruça e santana ou vermelho, além do transporte interestadual, o estoque, a industrialização e comercialização de qualquer quantidade dessas espécies, sem comprovação.

Importância do defeso

Os camarões, em especial o sete-barbas e o rosa, tradicionalmente estão entre as espécies mais importantes para a pesca marinha de São Paulo, seja pelo volume capturado, valor de mercado e pelo número de postos de trabalho diretos e indiretos que geram. Estima-se que anualmente a captura dessas espécies gerem diretamente pelo menos 1.500 postos de trabalho embarcado e uma receita de primeira comercialização de R$ 45 milhões.

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesca (IP-APTA), Antônio Olinto Ávila, o período de defeso é importante para propiciar a reposição do estoque pesqueiro. Com o seu término, o setor pesqueiro iniciará a temporada de pesca destas espécies que têm, em seus dois primeiros meses, o período de maior rendimento. O desafio será aproveitar o início da safra em meio às restrições para a contenção da disseminação do vírus Sars-Cov-2 (novo coronavírus).

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, o reinício da captura do camarão é celebrada com a tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que tem procissão e homenagens aos tradicionais pescadores no bairro do Camaroeiro.

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão.

Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco.

“Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes.

Festival do Camarão

 A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou.

A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”, disse.