Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba não registrou óbito por afogamento nas praias na temporada 2021/2022

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes/PMC

Dados apresentados pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) mostram um temporada de verão mais segura em Caraguatatuba que não teve nenhum registro de óbito por afogamento nas praias.

O relatório foi apresentado pelo comando do GBMar ao prefeito Aguilar Junior no encerramento das atividades com os Guarda-Vidas Temporários (GVTs) que atuaram nas praias do município após convênio com a Prefeitura.

“Estou muito feliz com o resultado, do comprometimento de todos vocês que fizeram com que tivéssemos uma temporada sem índices negativos, pois são moradores e turistas que puderam voltar para seus lares após curtir nossas praias”, disse Aguilar Junior.

Em relação a Salvamentos, foram 43 registrados entre novembro de 2021 e começo de março deste ano, números bem menores que nas temporadas anteriores de 2020/2021 (56) e 2019/2020 (64).

Os salvamentos ocorrem nas praias  Cocanha (12 casos), Martim de Sá (10), Massaguaçu (9), Capricórnio (7) e Mococa, Prainha, Centro, Lagoa Azul e Palmeiras (1 atendimento cada).

“Além da parceria da Prefeitura, que é muito importante para que possamos guarnecer as praias com guardas-vidas, os banhistas também estão mais conscientes e atendem quando nossos homens chamam a atenção para os riscos”, destacou o comandante do GBMar no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci. .

A Prefeitura de Caraguatatuba contratou 24 profissionais que passaram por treinamento do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e reforçaram o atendimento na temporada quando o movimento nas praias fica muito maior.

Eles foram disponibilizados nas praias do Aruan, Indaiá, Prainha, Martim de Sá, Lagoa Azul, Capricórnio, Massaguaçu, Cocanha e Mococa. Os contratados pela Prefeitura receberam salário de R$ 1.589,00, além de benefícios como vales transporte, alimentação e refeição.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba