Caraguatatuba Turismo

Após dois anos, Caraguá anuncia o 17° ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’

Tamoios News

Um dos eventos gastronômicos mais tradicionais e aguardados da região está de volta após dois anos. Com novo nome, a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’ de Caraguatatuba será realizado entre os dias 7 e 10 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo, na região sul do município.

A mudança do local foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul. O evento, que já é sucesso na cidade há mais de uma década, promete agradar o público mais uma vez com as diversas receitas típicas preparadas à base da iguaria litorânea, incluindo a famosa tainha espalmada (aberta).

Além da protagonista do festival, o cardápio terá a comercialização de pratos elaborados com outros pescados.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, o retorno da festa para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “A comunidade pesqueira sugeriu a saída da Praça de Eventos por entender que no entreposto há maior valorização da cultura caiçara e do Rio Juqueriquerê, além do espaço propiciar a venda dos peixes in natura”, explicou.

Foto: Cláudio Gomes / PMC

Nesta edição, outra novidade é a volta dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê, principal rio navegável do Litoral Norte. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração deverão procurar as empresas responsáveis no espaço do evento.

Com o objetivo de fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade, a expectativa é que sejam comercializados mais de 15 toneladas de pescados, colocados à venda nas mais variadas formas. Além disso, o evento espera reunir ao menos 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

A programação completa do evento será divulgada em breve. O 17º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras é organizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

Fonte: Secretaria de Turismo / PMC