Caraguatatuba Meio Ambiente

Caraguá abre inscrições para o projeto ‘Tecendo em Redes’

Tamoios News

‘Tecendo em Redes’ é um projeto social de sustentabilidade promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O curso é aberto a toda a população, no entanto, é esperado atingir, principalmente, a comunidade pesqueira.

As inscrições estão abertas e os interessados podem se cadastrar por meio do link: https://forms.gle/addzESciDVRCtHdi6.

Trata-se de um projeto ambiental de sustentabilidade que tem como foco a economia circular e a integração social de pescadores locais. De acordo com a criadora do projeto, Meire Paiva, as pessoas irão aprender como reutilizar as redes de pesca e transforma-las em produtos artesanais.

“Vale ressaltar que o artesanato, além de ser constituído por diversas práticas e artes manuais, também é uma importante ferramenta de reintegração. Estes produtos poderão servir como fonte de renda alternativa para as famílias dos pescadores”, disse.

Os inscritos aprenderão a fazer a limpeza das redes de pesca, separar as tiras do material e utilizar o tear para a confecção das peças. O produto final será a criação de bolsas.

O intuito é não ter gastos com estes produtos, pois todas as redes utilizadas serão aquelas descartadas e doadas pelos próprios pescadores. Ao longo do curso, os participantes também aprenderão a colocar preços nos produtos a fim de comercializá-los.

O curso terá início em agosto, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, e as aulas serão sempre às quartas-feiras. A princípio, são disponibilizadas 10 vagas.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca / PMC