Caraguatatuba Saúde

Caraguá reforça atendimento do CAPS pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

Tamoios News

O Dia Internacional de Combate às Drogas é lembrado em 26 de junho com objetivo de conscientizar e alertar a população sobre este problema de saúde pública e planejar ações de combate à dependência química.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui, desde 2019, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Álcool e Drogas (AD), instalado no bairro Perequê-Mirim para atender este público e destaca-se pelo trabalho especializado, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.

No Brasil, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2021, foram registrados 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. O número mostra um aumento de 12,4% em relação a 2020, ano com 356 mil registros no país.

Quanto à faixa etária, o maior número de atendimentos no país fica entre aqueles que têm entre 25 e 29 anos, que somaram 303,7 mil registros em 2021, seguidos da faixa de 10 a 24 anos (49,4 mil) e, posteriormente, daqueles com 60 ou mais (38,4 mil). Em todos os cenários, o número de atendimentos de pacientes do sexo masculino é maior que o feminino.

O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.

O CAPS-AD é porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substancias químicas. Está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297, Perequê-Mirim, telefone (12) 3885-4600, horário de atendimento das 8h às 17h.

Fonte: Secretaria de Saúde / PMC