Caraguatatuba Cidades

Morro Santo Antônio passa por obra de contenção

Tamoios News
Caraguatatuba registra 1.404 casos e 59 mortes Foto:Cláudio Gomes/ PMC

 

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Caraguatatuba dará início às obras de contenção no trecho da rampa leste do Morro Santo Antônio, que no ano passado sofreu um deslizamento de terra em decorrência de fortes chuvas que atingiram a cidade.

O escorregamento de terra provocou uma fissura no morro desde o topo até a base, destacando-se da vegetação nativa ao seu entorno e por se tratar de uma região com aclive a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, juntamente com a Secretaria de Obras e Defesa Civil, decidiram realizar a contenção e estabilização da encosta para evitar novos escorregamentos.

Após a análise de diversas opções de contenção, optou-se por realizar a Engenharia Natural, um conjunto de técnicas de engenharia em que os principais materiais de construção são plantas, comunidades vegetais e sistemas naturais. O valor investido chega a R$ 145 mil e o tempo estimado para término da obra é de sete meses.

Foto: Projeto/PMC. Projeto de contenção do deslizamento

De acordo com o secretário de Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, a recomposição do local de deslizamento será feita com material (vegetal) vivo, combinado com estruturas inertes como madeira, pedra, bambu, mantas geotêxteis e estruturas metálicas.

“Por se tratar de uma área com vegetação adensada da Mata Atlântica, será realizada também uma recomposição vegetal priorizando o plantio de espécies nativas, tudo isso pensando em não impactar o meio ambiente”, explicou o secretário.

Com o tempo, a própria vegetação irá incorporar as contenções naturais, trazendo harmonia ambiental e paisagística, além da recomposição estrutural do local.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.