Caraguatatuba Política

Prorrogação da anistia de juros e multas é tema de audiência pública

Tamoios News
Cláudio Gomes/PMC

A prorrogação da anistia de juros e multas da Prefeitura de Caraguatatuba e uma alteração na lei de concessão do benefício serão debatidas nesta quinta-feira (24), às 15h, na Câmara Municipal, no Centro. A primeira audiência foi realizada na tarde dessa quarta-feira (23), no mesmo local.

O presidente da Câmara de Caraguá, Renato Leito Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) coordenou os trabalhos da audiência. O diretor da Secretaria da Fazenda, Nelson Hayashida, representou a prefeitura no debate.

O prefeito Aguilar Junior encaminhou ao Legislativo a emenda aditiva à lei da anistia de juros e multas. Com a aprovação da emenda, os contribuintes terão até o dia 15 de setembro de 2017 para quitar os débitos com a Prefeitura de Caraguatatuba com desconto de multas e juros mora.

O benefício terminaria no dia 31 de agosto, mas poderá ser prorrogado por mais 15 dias para que os contribuintes possam ter mais tempo para regularizar a situação tributária com a prefeitura, levando em consideração a atual situação econômica do país. Pela legislação, prefeito também deveria prorrogar anistia uma vez apenas.

Justificativa – No projeto lei complementar nº 07/17, o Executivo esclarece que o Código Tributário Nacional, em seus artigos 180 a 182, prevê que a anistia poderá ser concedida em relação às infrações da legislação relativa a determinado tributo, e às infrações punidas com penalidades pecuniárias, conjugadas ou não com penalidades de outra natureza, mas a lei complementar municipal nº 64/2017 não consignou expressamente esta possibilidade.

Além disso, a concessão de anistia sobre juros e multas, moratórias e punitivas, não afeta a receita tributária do município, pois não está se concedendo isenção do pagamento do principal devidamente corrigido, não havendo assim renúncia de receita, conforme decidido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no julgamento do Processo TC nº 569/026/09.

Serviço: A Câmara Municipal fica Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2525.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.