Caraguatatuba Cidades

Ventos fortes causam danos e quedas de árvores em Caraguatatuba

Tamoios News

Os fortes ventos que chegaram a Caraguatatuba no início da semana, causaram danos entre a terça (17) e a quarta-feira (18). Até o momento, o município já registrou 24 casos de quedas de árvores e galhos em áreas públicas e particulares, além da remoção de lona da tenda da Praça da Cultura, no centro.

Desde cedo as ocorrências são avaliadas e atendidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das equipes da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Serviços Públicos.

Segundo informações preliminares, as ocorrências foram registradas nas regiões Central e Norte como os bairros Jardim Maristela, Sumaré, Pontal Santamarina, Centro, Martim de Sá, Rio do Ouro, Mococa, Massaguaçu, Condomínio Mar Verde, Jaraguazinho, Tabatinga, Loteamento Morada do Mar, Olaria e Jardim do Sol.

Os atendimentos prosseguem com as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos. Elas cortam e retiram galhos e troncos que caíram em vias públicas, comércios e residências.

Outra equipe, juntamente do Corpo de Bombeiros, estive na Praça da Cultura, no Centro, para a remoção das lonas da tenda que, por conta dos ventos, faziam pressão nas estruturas metálicas e representavam risco de queda. Toda a área foi isolada para evitar possíveis acidentes.

Mais vendaval

A previsão de baixa temperatura e ventos com rajadas de 50 km/h a 80 km/h será vigente entre quarta-feira (18) e domingo (22). A Marinha do Brasil alerta que neste período as ondas podem chegar de 3 até 5 metros de altura em alto-mar.

Por conta dos ventos fortes, a orientação dos órgãos de segurança pública é para que as pessoas evitem ficar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Lembrando que quinta (19) e sexta-feira (20), a onda de frio continua intensa com temperaturas baixas durante a madrugada e início do dia. Por isso, a orientação dos órgãos públicos é para que as pessoas permaneçam agasalhadas. No sábado (21) e domingo (22), o sol deve aparecer ao longo do dia e as temperaturas aumentam de forma gradativa. Ainda chove fraco e de forma isolada. As temperaturas ficam entre 11º e 23º graus durante esses cinco dias.

Fonte: Defesa Civil / PMC