Cidades Notícias São Sebastião

Casa da Cultura de São Sebastião recebe exposição “Caiçaras”

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), realiza a exposição “Caiçaras”, na Casa da Cultura, no Centro Histórico. “Caiçaras” pode ser visitada até o dia 6 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 14h às 20h.

A mostra apresenta uma síntese da produção artesanal e do artesanato identitário local, reunindo os trabalhos de 17 mestres artesãos de Costa Sul à Norte de São Sebastião e dos municípios irmãos Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela.

A exposição exibe peças confeccionadas pela ceramista Adélia Barsotti (in memoriam), além de outros artefatos tradicionais da cultura caiçara como o tipiti. Cestarias feitas de bambu, trançados em taboa e de folhas de palmeira, cerâmicas em argila, instrumentos musicais e esculturas feitas de caixeta e redes de pesca revelam a beleza das técnicas ancestrais que se perpetuam pelas mãos dos mestres caiçaras.

O espaço conta também com registros fotográficos do caiçara Edivaldo Nascimento, fotógrafo autodidata, que iniciou seus trabalhos em 1977, registrando as belezas naturais e a cultura caiçara do Litoral Norte, especialmente da cidade de São Sebastião, onde nasceu. A exposição fotográfica vivencia tempos passados do cultivo de alimentos, a canoa, a pesca, o peixe na brasa, o café ao fogão à lenha e outras tarefas diárias das famílias, sob o olhar profissional e artístico do fotógrafo e seu amor pela terra.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião