Caraguatatuba Cidades

Cemitério Municipal de Caraguatatuba adota medidas para evitar avanço da Covid-19

O Cemitério Municipal Recanto das Flores fica aberto ao público na próxima segunda-feira (2/11), Dia de Finados, das 7h às 18h, no Indaiá, em Caraguatatuba. O local não tem recebido muitas visitas nos últimos meses, mas obedece às regras de distanciamento social para conter a proliferação da Covid-19.

O uso de máscaras é obrigatório, conforme os Decretos Estadual nº 64.959, de 4 de maio de 2020, e Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020. No dia 2 de novembro, a equipe do Cemitério Municipal controlará de acesso dos visitantes com gradis e filas na entrada lateral, onde fica o estacionamento. Haverá álcool em gel para higienização do público.

Durante a semana, os funcionários executam serviços de roçada, capina, pintura e limpeza, com objetivo de preparar o local para a visitação. Para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, as pessoas não devem levar vasos de plantas enrolados com celofane e outros materiais impermeáveis ou qualquer recipiente que acumule água.

A Fiscalização do Comércio credenciou 10 vendedores de flores e velas. A comercialização desses produtos será monitorada por fiscais da Secretaria da Fazenda.

Caraguatatuba avançou para 4ª Fase do Plano SP – Verde, após a 14ª atualização e a prorrogação da quarentena até o dia 16 de novembro. Pelo Decreto Municipal nº 1.343, de 13 de outubro de 2020, os velórios e sepultamentos realizados nos cemitérios municipais devem ter duração máxima de uma hora, podendo permanecer no local até 10 pessoas, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas, desde que a morte não seja em decorrência da Covid-19 ou suspeita.

O administrador do cemitério, Salmo Matheus Rodrigues, pediu o auxílio do público para evitar aglomerações. “As pessoas podem colaborar fazendo uma homenagem rápida aos seus entes”, recomenda.

Missas

Em 2020, as missas não serão na Capela da Ressurreição, mas ao ar livre no interior do Cemitério Recanto das Flores nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. Representantes das paróquias vão higienizar as cadeiras após as celebrações e monitorar o distanciamento social. Tendas estarão montadas para os fiéis.

O Cemitério Municipal Recanto das Flores está localizado na Avenida Rio Branco, 686 – Indaiá. O telefone é o (12) 3882-6731

Bela Vista Cemitério Parque (Jetuba)

O Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, funciona próxima segunda-feira (2/11), das 8h às 17h. Quem for homenagear os entes que partiram, precisa seguir as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e utilizar máscara. Não haverá missas em função da pandemia.

Para facilitar a localização da sepultura, a gerência disponibilizou listas com os falecidos entre 2016 e 2020. O edital de exumação dos sepultados em 2015 foi publicado em fevereiro desse ano.

O Bela Vista Cemitério Parque fica na Av. Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000 – Jetuba. Mais informações pelo telefone (12) 3884-3958. O atendimento nos dias úteis é das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Aos domingos, o cemitério trabalha em regime de plantão para os sepultamentos.

Horário das missas no Cemitério Municipal do Indaiá (Recanto das Flores)

Dia de Finados (2 de novembro)

7h – Paróquia Santa Teresinha

9h – Catedral do Divino Espírito Santo

11h – Santuário Diocesano de Santo Antônio

13h – Paróquia São João Batista

15h – Paróquia Nossa Senhora da Glória

Endereço: Avenida Rio Branco, 686 – Indaiá/ (12) 3882-6731

*Informações da Prefeitura de Caraguatatuba